Pastor Evan Edwards e seu filho Josh (Foto: Divulgação)
Pastor Evan Edwards e seu filho Josh (Foto: Divulgação)

Um pastor e seu filho no estado americano da Flórida foram presos por supostamente obter de forma fraudulenta milhões de dólares em fundos federais de ajuda à Covid.

Originalmente do Canadá, Evan e Joshua Edwards foram presos na semana passada após alegações de que usaram fundos de ajuda da Covid-19 para comprar uma mansão perto do Walt Disney World, entre outras despesas de luxo, conforme relatado pela NBC News.

Pastor Evan, sua esposa e seus filhos adultos são missionários cristãos que lideram o Ministério Internacional da ASLAN. Antes de se estabelecer na Flórida, a família fazia trabalho missionário na Turquia.

Os promotores federais acreditam que a família Edwards apresentou um pedido de empréstimo fraudulento ao Paycheck Protection Program (PPP), um programa do governo federal americano lançado durante a pandemia para ajudar pequenas empresas.

De acordo com uma queixa federal divulgada pelo Departamento de Justiça, o pastor Josh solicitou o empréstimo em 2020, argumentando que seu ministério tinha 486 funcionários e uma folha de pagamento mensal de US$ 2,7 milhões.

Os fundos foram transferidos para contas bancárias da família “na tentativa de ocultar seu paradeiro”, dizia a denúncia.

Seguindo ordens de um juiz, a família devolveu o contracheque de $ 8,4 milhões em sua totalidade em abril de 2021.

O pastor e seu filho estão enfrentando seis acusações, incluindo conspiração para cometer fraude bancária e fraude de visto.

A pressa do governo dos EUA em distribuir dinheiro de ajuda durante a pandemia criou uma facilitação para fraudadores no país e no exterior. Desde 2020, o Departamento de Justiça processou mais de 177 pessoas por supostamente fraudar o Paycheck Protection Program (PPP).

Folha Gospel com informações de Premier Christian e NBC News

Comentários