Pastor Josué Valandro e Ramagem (Foto: Reprodução)
Pastor Josué Valandro e Ramagem (Foto: Reprodução)

No culto deste domingo, a Igreja Batista Atitude, liderada pelo pastor Josué Valandro Junior, orou e abençoou a campanha do candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL). O que chamou a atenção, no entanto, foi a notícia de que, meses antes, um instituto ligado à igreja havia recebido uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, destinada por Ramagem.

A informação foi divulgada no dia 19 de agosto pelo jornal O Globo.

A verba foi direcionada ao Instituto Assistencial Atitude, braço da Igreja Batista Atitude, em maio deste ano. A entidade, dirigida pelo próprio pastor Valandro, justificou a solicitação da emenda ao Ministério do Esporte como um meio para custear a criação de um time de futebol amador em uma comunidade terapêutica mantida pela igreja em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. O projeto visa à reintegração social de dependentes químicos, um dos focos do trabalho assistencial da igreja.

Ramagem, que tem o apoio da família Bolsonaro em sua candidatura, é conhecido por seu alinhamento com as pautas conservadoras e por sua proximidade com líderes religiosos como Valandro. O pastor, que também mantém uma relação estreita com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre a destinação da emenda.

Em nota à imprensa, Ramagem defendeu a alocação dos recursos, afirmando que a emenda contribuirá para a “melhoria e ampliação do atendimento de reabilitação de dependentes químicos”, destacando que acolher e reintegrar essas pessoas é uma maneira de “preservar vidas”. No entanto, ele não comentou se houve influência ou pedido direto da família Bolsonaro para que o valor fosse destinado ao instituto ligado a Valandro.

Ramagem é apadrinhado pela família Bolsonaro. Em abril deste ano, por exemplo, Michelle apareceu em um vídeo fazendo campanha para o congressista à Prefeitura do Rio.

Durante o governo Bolsonaro, Ramagem chefiou a Abin (Agência Brasileira de Inteligência). O deputado foi o responsável por gravar, em agosto de 2020, a reunião em que foram discutidas estratégias para blindar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, do caso das “rachadinhas” (repasse de salário).

A gravação foi encontrada pela PF (Polícia Federal) durante as investigações da “Abin paralela”, que apuram o uso da estrutura do órgão para vigiar autoridades, como congressistas e ministros do Supremo e jornalistas, ilegalmente.

Oração por Eduardo Paes

Horas antes, O pastor Valandro, conhecido por seu alinhamento com figuras da direita, abençoou o candidato e atual prefeito Eduardo Paes (PSD), de centro-esquerda.

Valandro, que tem um histórico de apoio à família do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma postura crítica em relação à esquerda nas últimas eleições, iniciou o dia abençoando Eduardo Paes. Durante o culto matutino, o pastor ressaltou as intervenções positivas do prefeito em projetos que beneficiaram a igreja, como a abertura de uma creche e a cessão de um terreno. Valandro expressou gratidão a Paes e conduziu uma oração, pedindo a proteção divina ao candidato à reeleição.

Fonte: Fuxico Gospel, Poder360 e O Globo

Comentários