Família lendo a Bíblia
Família lendo a Bíblia

O culto doméstico tem se tornado um desafio para as famílias na medida em que o tempo parece encurtar na rotina diária de pais e filhos. Eles trabalham ou estudam e os horários disponíveis muitas vezes não se encaixam transformando-se em verdadeiros empecilhos para a prática devocional conjunta.

Para facilitar a retomada dos cultos domésticos dentro de casa ou mesmo em outros espaços, pastores dão dicas para facilitar esse momento e até para criar rotina de culto em família de 5, 15 ou 30 minutos

O pastor e terapeuta familiar Gilson Bifano, do Rio de Janeiro, lembra um pouco da história do culto doméstico. “O culto doméstico teve seu início no movimento puritano, Susana Wesley foi o grande exemplo de mãe que realizava cultos domésticos com seus filhos. O fruto desses cultos podemos ver na vida de John e Charles Wesley, com o movimento metodista”.

Informalidade e prioridade

Gilson Bifano acrescenta que a Bíblia orienta essa prática e o ensino, inclusive de modo informal. “Na palavra de Deus, há uma orientação para que o ensino da fé se dê de forma informal “andando, ao levantar, ao deitar, sentado…” como diz Deuteronômio”.

“Uma dica é fazer uma vez por semana de forma criativa. Talvez usando como quebra-gelo um videozinho da internet e introduzindo um conceito bíblico. Pode ser no carro, ouvindo uma música, ou mesmo no sofá da sala, mas sempre buscando”, sugere.

O pastor da Assembleia de Deus Marinelshington da Silva, do Espírito Santo, é taxativo ao dizer que a falta de tempo não justifica abrir mão do culto em família. “Não é falta de tempo. É falta de prioridade. Se priorizar, consegue”.

Rotina de culto em família de 5, 15 ou 30 minutos

O pastor Jason Helopoulos, nos Estados Unidos, ensinou como as famílias podem criar uma rotina de culto doméstico em seus lares. Ele lembrou da importância da adoração familiar e mostrou que não é algo difícil de fazer

Segundo Jason, o culto familiar, uma prática histórica da igreja protestante, é um dos hábitos da vida cristã e seus benefícios são eternos.

“A Palavra e a oração são os meios que Cristo emprega para abençoar e ministrar ao seu povo. O culto familiar estruturado busca diariamente encontrar Cristo por esses meios de graça – juntos”, explicou o pastor, em artigo recente para o The Gospel Coalition.

Ele observou que a adoração familiar é importante e não é difícil de fazer. “Termine o jantar, limpe a mesa, vá para a sala, abra a Bíblia, leia uma pequena seção e ore. Mantenha isso breve. Não precisa ser intimidante, não precisa ser difícil”, ensinou.

O líder deu sugestões de como realizar o culto doméstico, de acordo com o tempo disponível da família.

5 minutos de oração

Para dias corridos em que o tempo é limitado, Jason aconselhou reunir a família para orarem juntos por cinco minutos.

“Peça a todos que compartilhem uma coisa pela qual foram gratos no dia ou um pedido que gostariam que outro orasse por eles. E então ore. Mesmo cinco minutos diante do trono de Deus importa. O tempo em oração nunca é desperdiçado”, afirmou.

Porém, o pastor pondera que esse estilo de adoração não é ideal para uma rotina regular.

“Mas algo é melhor do que nada. Há algumas noites em que cinco minutos é tudo o que temos em termos de energia, paciência ou tempo. Lembre-se, este é um meio de graça, não um fardo”, disse.

Modelo ideal

O modelo ideal de culto doméstico dura de 10 a 15 minutos, com oração, Palavra e louvor.

Para famílias com crianças pequenas, o pastor sugere uma história bíblica durante cinco minutos, orar por alguns minutos e louvar por dois minutos. “As narrativas se conectam com as crianças – elas adoram histórias”, lembra ele.

O pastor ensina que todos da família podem apresentar pedidos de oração e orar um pouco, até mesmo crianças de 2 anos, com suas próprias palavras.

Para a adoração, recomenda-se cantar canções infantis com as crianças e louvores congregacionais conhecidos.

Culto com discussão

Para famílias mais experientes, em idade e em experiência de adoração familiar, o líder sugere cultos estendidos, de 15 a 20 minutos, com espaço para discussão de passagens bíblicas.

“Faça perguntas apropriadas à idade e permita que a discussão aconteça. Dê aos seus filhos a oportunidade de fazer perguntas também”, comentou.

“Tenha certeza, você não precisa ter todas as respostas. Na verdade, é revigorante para as crianças quando o pai ou a mãe dizem: ‘Não tenho certeza de como responder a isso, mas vou dedicar um tempo para estudá-lo e responder’. Seus filhos se beneficiarão ao saber que você leva as perguntas deles a sério”.

Nesse formato de culto, também é possível acrescentar diferentes tipos de orações: de adoração, confissão de pecado, ação de graças e intercessão.

“Em nossa família, muitas vezes selecionamos diferentes países para orar – cada pessoa ora por oportunidades para a igreja e o Evangelho naquele país”, exemplificou Jason.

Memorização no culto doméstico

Outra opção é o culto familiar de 20 a 30 minutos, com tempo para memorização de versículos da Bíblia.

“Memorizar a Palavra permite a meditação. E a meditação na Palavra leva a ser moldado pela Palavra”, esclareceu ele.

O líder afirmou que esse modelo mais estendido não deve ser adotado para a rotina diária, já que pode tornar o momento cansativo.

E concluiu: “Nenhuma prática em sua casa será mais benéfica para sua família do que o culto diário em família. Os cristãos adoram; isso é o que fazemos. Como família cristã, é isso que queremos fazer. Tente”.

Fonte: Comunhão

Comentários