A liberdade religiosa pode ser uma vítima da guerra da Rússia na Ucrânia, alertou um grupo cristão de direitos humanos.
Há temores de que a perseguição aos cristãos aumente se a Rússia ampliar seu controle sobre a Ucrânia.
Um parceiro da organização na vizinha Polônia disse: “Não há dúvida de que onde quer que Putin tenha estabelecido seu poder, a perseguição aos cristãos aumentou substancialmente”.
Em partes da Ucrânia já sob controle separatista russo, muitas igrejas protestantes foram fechadas e alguns livros cristãos foram proibidos.
Donetsk e Luhansk, na disputada região de Donbas, estão sob o controle de separatistas pró-Rússia desde 2014.
O Forum 18, um monitor de perseguição cristã na Noruega, relata que em regiões controladas por rebeldes a liberdade religiosa de protestantes e igrejas que não pertencem ao Patriarcado Ortodoxo de Moscou foi severamente restringida.
Em Luhansk, uma Lei de Religião aprovada em 2018 exigia que as igrejas se registrassem novamente nas autoridades, forçando efetivamente as igrejas a “solicitar permissão para existir”, disse o Fórum 18.
Desde então, as autoridades se recusaram a registrar todas as congregações protestantes, batistas e pentecostais.
Em março de 2019, as igrejas da União Batista foram ameaçadas de punição se não suspendessem o culto público.
Invasões foram realizadas em locais de culto e as congregações de igrejas não registradas foram impedidas de acessar seus edifícios ou tiveram o fornecimento de água, gás e eletricidade cortados.
As autoridades de Luhansk também baniram 12 livros cristãos em uma lista de “material extremista”, disse o Forum 18. Estes incluem uma edição de 1820 do Evangelho de João, um hinário batista e livros de Charles Spurgeon e Billy Graham.
O CEO da Release, Paul Robinson, disse estar preocupado que a perseguição religiosa possa se espalhar na Ucrânia se a Rússia apertar seu controle sobre o país.
“Estes são dias sombrios, não apenas para o povo ucraniano, mas para a liberdade religiosa. Eles precisam de nossas orações”, disse ele.
“A liberdade de culto cristão foi severamente restringida em áreas anteriormente sob controle russo. É provável que isso piore se a Rússia apertar seu controle”.
Folha Gospel com informações de The Christian Today