Mulher orando
Mulher orando

A paisagem religiosa americana está passando por uma transformação dramática. Os cristãos brancos, o grupo religioso dominante nos EUA, representam menos da metade de todos os adultos que vivem no país.

Hoje, menos da metade de todos os estados são cristãos de maioria brancos. Ainda em 2007, 39 estados tinham populações cristãs majoritariamente brancas.

Estas são duas das principais descobertas deste relatório, que se baseiam em resultados do Atlas de Valores Americanos de 2016 do Public Religion Research Insitute, instituto de pesquisas com sede em Washington., a maior pesquisa de identidade religiosa e denominacional americana já realizada.

Este relatório histórico baseia-se em uma amostra de mais de 101 mil americanos de todos os 50 estados e inclui informações detalhadas sobre sua afiliação religiosa, vínculos confessionais, afiliação política e outros atributos demográficos importantes.

Entre os principais achados:

  1. Os cristãos brancos representam agora menos da metade do público.  Hoje, apenas 43% dos americanos se identificam como brancos e cristãos, e apenas 30% como brancos e protestantes. Em 1976, cerca de oito em cada dez (81%) americanos identificados como brancos e identificados com uma denominação cristã, e a maioria (55%) eram protestantes brancos.
  2. Protestantes evangélicos brancos estão em declínio – juntamente com os protestantes brancos e os católicos brancos. Os protestantes evangélicos brancos já haviam pensado em seguir uma tendência mais longa, mas na última década seu número diminuiu substancialmente. Menos de um em cada cinco (17%) americanos são protestantes evangélicos brancos, mas eles representaram quase um quarto (23%) em 2006. No mesmo período, os católicos brancos caíram cinco pontos percentuais de 16% para 11%, assim como Protestantes brancos da linha principal, de 18% a 13%.
  3. Grupos religiosos não-cristãos estão crescendo, mas ainda representam menos de um em cada dez americanos combinados.  Os judeus americanos constituem 2% do público, enquanto os muçulmanos, os budistas e os hindus constituem apenas 1% do público. Todas as outras religiões não-cristãs constituem 1% adicional.
  4. Os grupos religiosos mais jovens da América são todos não-cristãos. Os muçulmanos, os hindus e os budistas são muito mais jovens do que os grupos cristãos brancos. Pelo menos um terço dos muçulmanos (42%), hindus (36%) e budistas (35%) têm menos de 30 anos. Aproximadamente um terço (34%) de americanos religiosamente não afiliados também tem menos de 30 anos. Em contraste , os grupos brancos cristãos estão envelhecendo. Um pouco mais de um em cada dez católicos brancos (11%), protestantes evangélicos brancos (11%) e protestantes brancos (14%) têm menos de 30 anos. Aproximadamente seis em dez protestantes evangélicos brancos (62%), católicos brancos (62% ), e os protestantes brancos da linha principal (59%) têm pelo menos 50 anos de idade.
  5. A Igreja Católica está passando por uma transformação étnica. Há vinte e cinco anos, quase nove em cada dez (87%) católicos eram brancos, não hispânicos, em comparação com 55% hoje. Menos de quatro em dez (36%) católicos menores de 30 anos são brancos, não hispânicos; 52% são hispânicos.
  6. Ateus e agnósticos representam uma minoria de todos religiosamente não afiliados. A maioria é secular. Ateus e agnósticos representam apenas cerca de um quarto (27%) de todos os americanos religiosamente não afiliados. Quase seis em cada dez (58%) americanos religiosamente não afiliados se identificam como seculares, alguém que não é religioso; 16% dos americanos religiosamente não afiliados, no entanto, relatam que eles se identificam como uma “pessoa religiosa”.
  7. Existem 20 estados em que nenhum grupo religioso compreende uma maior participação de moradores do que os religiosamente não afiliados. Esses estados tendem a estar mais concentrados no oeste dos EUA, embora eles também incluam alguns estados da Nova Inglaterra. Mais de quatro em dez (41%) residentes de Vermont e aproximadamente um terço dos americanos em Oregon (36%), Washington (35%), Havaí (34%), Colorado (33%) e New Hampshire (33%). ) são religiosamente não afiliados.
  8. Nenhum estado é menos religioso do que o Mississippi. O estado é fortemente protestante e dominado por uma única denominação: Batista. Seis em cada dez (60%) protestantes no Mississippi são baptistas. Nenhum estado tem um grau maior de diversidade religiosa do que Nova York.
  9. O centro cultural da Igreja Católica está se deslocando para o sul. O Nordeste não é mais o epicentro do catolicismo americano – embora seja 41% católico, Rhode Island continua sendo o estado mais católico do país. A imigração de países predominantemente católicos na América Latina significa que novas populações católicas estão se estabelecendo no sudoeste. Em 1972, cerca de sete em dez católicos viviam no Nordeste (41%) ou no Centro-Oeste (28%). Apenas cerca de um terço dos católicos viviam no sul (13%) ou o oeste (18%). Hoje, a maioria dos católicos agora reside no sul (29%) ou no oeste (25%). Atualmente, apenas cerca de um quarto (26%) da população católica dos EUA vive no Nordeste e 20% vivem no Centro-Oeste.
  10. Judeus, Hindus e Unitarian-Universalistas destacam-se como os grupos mais educados na paisagem religiosa americana. Mais de um terço dos judeus (34%), hindus (38%) e unitarian-universalistas (43%) possuem pós-graduação. Notavelmente, os muçulmanos são significativamente mais propensos do que os protestantes evangélicos brancos a ter pelo menos um diploma universitário de quatro anos (33% vs. 25%, respectivamente).
  11. Os americanos asiáticos ou insulares do Pacífico têm um perfil religioso significativamente diferente do que outros grupos raciais ou étnicos.  Há tantos americanos asiáticos ou insulares do Pacífico afiliados a religiões não-cristãs como com grupos religiosos cristãos. E um terço (34%) são religiosamente não afiliados.
  12. Quase metade dos americanos LGBT são religiosamente não afiliados.  Quase metade (46%) dos americanos que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros (LGBT) são religiosamente não afiliados. Este é aproximadamente o dobro do número de americanos em geral (24%) que são religiosamente não afiliados.
  13. Os cristãos brancos tornaram-se uma minoria no Partido Democrata.  Menos de um em cada três (29%) democratas hoje são cristãos brancos, em comparação com metade (50%) uma década antes. Apenas 14% dos jovens democratas (18 a 29 anos) se identificam como cristãos brancos. Quarenta por cento se identificam como religiosamente não afiliados.
  14. Protestantes evangélicos brancos continuam a ser a força religiosa dominante no GOP . Mais de um terço (35%) de todos os republicanos se identificam como protestantes evangélicos brancos, uma proporção que permaneceu praticamente estável na última década. Aproximadamente três quartos (73%) dos republicanos pertencem a um grupo religioso cristão branco.

A Geografia da Religião na América

Existe uma variação substancial na identidade religiosa entre as quatro regiões dos Estados Unidos. Coletivamente, os protestantes evangélicos brancos são duas vezes maiores no Sul (22%) e no Centro-Oeste (20%) como estão no Nordeste (8%). Doze por cento dos residentes no oeste são protestantes evangélicos brancos. Em contraste, os católicos representam uma parcela muito maior dos residentes do Nordeste. Aproximadamente três em cada dez (29%) residentes do Nordeste se identificam como católicos, em comparação com cerca de um em cada cinco ocidentais (21%), Midwesterners (19%) e sulistas (17%). Os religiosamente não afiliados representam uma maior parcela da população no Oeste (29%) do que no Nordeste (24%), Centro-Oeste (23%) ou Sul (20%).

Notavelmente, há uma variação racial e étnica significativa entre os católicos por região. Os católicos brancos superam em número os católicos hispânicos por uma ampla margem no Nordeste (20% vs. 7%, respectivamente) e Centro-Oeste (15% vs. 3%, respectivamente). No entanto, no Sul, os residentes são tão propensos a se identificar como católicos brancos (8%) como devem se identificar como católicos hispânicos (7%); e no Ocidente, os católicos hispânicos (12%) são mais numerosos que os católicos brancos (7%).

Existem diferenças substanciais nos perfis religiosos dos 50 estados, embora sigam padrões regionais. Existem 20 estados em que nenhum grupo religioso compreende uma maior participação de moradores do que os religiosamente não afiliados. Esses estados tendem a estar mais concentrados no oeste dos EUA, embora eles também incluam alguns estados da Nova Inglaterra. Mais de quatro em dez (41%) residentes de Vermont e aproximadamente um terço dos americanos em Oregon (36%), Washington (35%), Havaí (34%), Colorado (33%) e New Hampshire (33%). ) são religiosamente não afiliados.

Em 11 estados, muitos dos quais estão agrupados no Nordeste, nenhum grupo religioso supera os católicos. Nenhum estado tem uma maior concentração de católicos do que Rhode Island (41%), seguido por Massachusetts (34%), Nova Jersey (34%), Nova York (31%) e Connecticut (31%).

Em 13 estados, nenhum grupo religioso compreende uma maior participação de moradores do que protestantes evangélicos brancos. Não surpreendentemente, a maioria desses estados pode ser encontrada no sul. Pelo menos um terço dos residentes nos seguintes estados são protestantes evangélicos brancos: Arkansas (37%), West Virginia (36%), Tennessee (36%), Alabama (35%) e Kentucky (33%). Além disso, os Mórmons (51%) são o maior grupo religioso em Utah, um dos estados mais religiosamente homogêneos do país.

Protestantes brancos da linha principal são mais numerosos na Dakota do Norte do que qualquer outro estado, representando 30% dos residentes do estado.

Os protestantes negros são mais dominantes no Mississippi, onde representam um quarto (25%) da população, mas ainda são o segundo maior grupo religioso no estado por trás dos protestantes evangélicos brancos (31%).

Fonte: Public Religion Research Insitute

 

 

Comentários