“O petróleo para uma vida digna no México” é o título da mensagem divulgada na quinta-feira pelos bispos da Comissão Episcopal para a Pastoral Social.

O tema da indústria petrolífera é uma das questões em debate no México, para a qual os bispos querem contribuir com reflexões à luz da Doutrina Social da Igreja.

Em relação às diversas propostas apresentadas, os bispos recordam que devem ser avaliadas com base na dignidade da pessoa humana. Em primeiro lugar, devem salvaguardar a solidariedade, inspirando-se nela e exprimindo-a de maneira concreta. A solidariedade leva a estabelecer leis e regras “que permitem que as relações entre as pessoas e os países não sejam guiadas pelo lucro e pela sede de poder”.

Em segundo lugar, há o bem comum, que não é a soma dos bens particulares de cada indivíduo do corpo social, mas o conjunto das condições sociais que torna possível a realização plena do ser humano. O terceiro princípio de orientação proposto pelos bispos é o destino universal dos bens, já que freqüentemente “a concentração de poder e de riquezas nas mãos de poucos produz a exclusão, aumentando as desigualdades que levam muitas pessoas à pobreza”.

No entanto, recordam os prelados, “Deus criou tudo para todos”, e este princípio “exige que os pobres, os marginalizados e as futuras gerações sejam protegidos com particular cuidado”.

Enfim, os bispos pedem transparência, porque “é alarmante o nível de corrupção que atinge tanto o setor público como o privado”.

Quanto ao debate, a Comissão para a Pastoral Social afirma que é imprescindível a participação de todos. Ao mesmo tempo, é importante que o clima de diálogo perdure, evitando ataques pessoais e institucionais e a violência verbal que prejudica a paz social.

“Esperamos que os critérios de orientação que oferecemos possam contribuir aos esforços que em diferentes âmbitos e setores estão sendo feitos para construir o país que todos queremos, depositando assim os fundamentos sólidos para uma nação justa e fraterna”, concluem os bispos.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários