A equipe da Remar está ajudando a acolher refugiados ucranianos na fronteira com a Romênia.
A equipe da Remar está ajudando a acolher refugiados ucranianos na fronteira com a Romênia.

Mais de 600.000 refugiados abandonaram a Ucrânia após sete dias de ataques russos. Estima-se que mais de um milhão estejam deslocados internamente no país. As Nações Unidas dizem que 4 milhões de pessoas devem chegar aos países europeus nas próximas semanas.

Igrejas locais em toda a Europa estão procurando canais para apoiar as vítimas da guerra. As congregações evangélicas estão alcançando comunidades cristãs na Ucrânia por meio de contatos pessoais ou parceiros de missão.

Um dos grupos que já atende refugiados em terra é o espanhol Remar SOS, que está organizando abrigos na fronteira da Romênia com a Ucrânia. Eles foram autorizados pelas autoridades a operar no campo de refugiados instalado na cidade de Siret.

“Precisamos comprar urgentemente duas grandes tendas para receber as famílias refugiadas e poder oferecer assistência. Qualquer apoio é muito útil”, disse a ONG evangélica.

A Hungria é outro país vizinho que recebeu mais de 80.000 refugiados ucranianos até 1º de março. A organização cristã OM está enviando seu Bus 4 Life (ônibus pela vida) para a fronteira para “poder receber refugiados; dê-lhes uma bebida quente, talvez um pouco de comida, e leve-os para um lugar onde possam ficar”, em coordenação com as igrejas e ministérios locais.

A Aliança Evangélica Tcheca está listando organizações seculares e cristãs que estão coletando ajuda, inclusive financeira, para responder à guerra.

Na Suíça, a Aliança Evangélica do país está atualizando informações sobre opções de organizações confiáveis ​​que estão coletando ajuda para reagir à crise.

Em países como a Espanha, o Conselho Evangélico Catalão está chamando as igrejas para dizer se estão disponíveis para ajudar os requerentes de asilo devem chegar “muito em breve”. Igrejas locais em outros lugares estão se unindo aos esforços de associações ucranianas que vivem em suas cidades, como uma igreja evangélica em Lugo que está coletando roupas de inverno, medicamentos de primeiros socorros para doar à comunidade ucraniana.

Ministérios em toda a Europa

A Federação Batista Europeia está oferecendo uma maneira de enviar ajuda financeira à Ucrânia para “ajudar a comprar alimentos, itens de higiene, remédios, geradores, gasolina, cobertores, travesseiros e itens necessários para os deslocados internos e os abrigos criados para eles”.

A European Mission Fellowship também está levantando doações que serão transferidas “para igrejas que apoiamos na Ucrânia e países vizinhos, e serão usadas inteiramente para apoiar refugiados ucranianos”.

A OM também está trabalhando com uma equipe no terreno na Ucrânia “abrigo de emergência em casas e instalações da igreja, primeiros socorros e cuidados básicos de saúde, pacotes de alimentos e suprimentos de higiene”.

A Missão Cristã Europeia também está trabalhando para “apoiar os trabalhadores e ministérios da ECM na Ucrânia”.

A Innovista está trabalhando na Moldávia para apoiar os refugiados que chegam ao país.

Enquanto isso, a Aliança Evangélica Europeia também está compartilhando informações sobre como se envolver na crise da Ucrânia.

À medida que a guerra continua, todos os tipos de plataformas cristãs continuam chamando à oração. Grupos como Lausanne Europe, Revive Europe, Italian Evangelical Alliance, Together For Europe with the German Evangelical Alliance e denominações eclesiásticas estão realizando reuniões de oração on-line nos dias de hoje, que geralmente incluem testemunhos de cristãos ucranianos e russos.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários