O papa Bento 16, 81 anos, está bem de saúde, afirmou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, em resposta às informações divulgadas pelo jornal francês “Le Figaro” sobre uma suposta deterioração do estado físico do pontíficie.

De acordo com o “Le Figaro”, Bento 16 tem uma aparência “cansada” desde sua viagem aos Estados Unidos, e “não é um segredo para ninguém a fragilidade de seu coração”.

O jornal afirma ainda que seu estado de saúde “já alimenta os rumores sobre a sucessão”.

A publicação francesa insiste que o papa tem reduzido o número de audiências, que na sexta-feira Santa não continuou a pé a Via-Sacra no Coliseu de Roma e que em várias ocasiões não leu os discursos previstos, além de ter suspendido as audiências públicas de quarta-feira, após seu retorno dos EUA.

O porta-voz do vaticano assegurou hoje que essas afirmações “são paradoxais, levando em conta que o pontífice retornou de uma viagem, longa e fatigante, na qual cumpriu de maneira brilhante todos os compromissos sem dar o menor sinal de incerteza [sobre seu estado] e sem modificar o programa”.

Lombardi ressaltou que Bento XVI, que acaba de completar 81 anos, “está bem, e como se pode ver pela televisão, cumpre com todos os compromissos”.

Em relação à suspensão da audiência do dia 23 de abril, dois dias após retornar da viagem de sete dias pelos EUA, Lombardi explicou que era algo previsto anteriormente.

O jesuíta Lombardi acrescentou que o papa mantém sua agenda sem alterações. Amanhã, domingo, o papa deve ordenar 29 sacerdotes no Vaticano, em uma longa cerimônia e, em meados de maio, viajará ao sul da Itália.

Fonte: Folha Online

Comentários