O primaz da Igreja Anglicana, Dr. Rowan Williams, inaugurou ontem em Cantuária, na Inglaterra, a XV Conferência de Lambeth.
Em seu discurso, Dr. Williams afirmou que a comunidade anglicana “deve enfrentar um dos maiores desafios de sua história”, pedindo aos tradicionalistas e aos liberais que trabalhem juntos para superar as divisões.
“Devemos ir além da recíproca impaciência, evidente no modo com o qual liberais e tradicionalistas se acusam de não ouvir Jesus. Porém, algumas divisões se apresentam sem dúvida com um luxo diante de certos desafios, como por exemplo aqueles que os cristãos tiveram que enfrentar na Alemanha de Hitler. Devemos todos refletir e rezar com força sobre aquilo que é realmente fundamental”, disse o primaz.
Em debate, as problemáticas relacionadas à ordenação de homossexuais e de mulheres para o cargo de bispo e o novo “Anglican Covenant”, o sistema de regras comuns. Não está presente em Cantuária um grupo de 250 bispos conservadores. O congresso encerra-se no dia 3 de agosto.
Fonte: Rádio Vaticano