Gene Robinson, que era gay assumido quando foi nomeado bispo, em 2003, diz que vai se aposentar após ameaças de morte.

O primeiro bispo abertamente gay na Igreja Episcopal anunciou no sábado que ele vai se aposentar em 2013, em parte devido à controvérsia em torno de sua eleição.

Dirigindo-se à Diocese de Nova Hampshire em sua convenção anual, o Revmo. Reverendo V. Gene Robinson falou honestamente, dizendo que nos últimos sete anos têm “sido um dano para mim, minha família, e você.”

“As ameaças de morte, e agora a polêmica em todo o mundo em torno da minha eleição como Bispo, tem sido uma constante pressão, não só em mim, mas para o meu amado marido, Marcos, que cumpriu fielmente ficando comigo a cada minuto dos últimos sete anos, e de certa forma, você,” disse ele. “Embora eu acredite que essas atitudes, principalmente fora da Diocese, não façam com que eu me distraia do meu serviço para você, eu seria desonesto se eu não dissesse que eles têm certamente adicionado um fardo e certa ansiedade sobre o meu episcopado.”

[img align=left width=300]http://wca.christianpost.com/portuguese/images/h-photoNews/20101108/523/gene-robinson.jpg[/img]Robinson – que vive com seu parceiro, Mark Andrew, por mais de 20 anos – foi consagrado em 2003 como bispo de Nova Hampshire, tornando-se o primeiro parceiro homossexual a servir como bispo na Comunhão Anglicana. Sua eleição provocou polêmica, com os conservadores no corpo da Igreja global, chamando a Igreja dos EUA a se arrepender e voltar em linha com o anglicanismo tradicional e as Escrituras.

No ano seguinte, bispos anglicanos em todo o mundo acordaram para uma moratória sobre a consagração de bispos que vivem em relações do mesmo sexo mas a tensão permanece elevada no corpo de 70 milhões de membros. E os líderes anglicanos conservadores declararam o corpo quebrado.

Numa mensagem de vídeo recente incentivando os jovens gays e lésbicas que são intimidado, Rodrigues chamou-se a si mesmo uma saída e um homem gay com orgulho e uma “prova de vida,” que fica ainda melhor. Ele afirmou, “Deus ama você do jeito que é. Deus não quer que você mude e que Deus não quer que você seja curado ou sarado porque não há nada para ser curado.”

Sua mensagem trouxe alguma oposição, em particular por acusar outros corpos de Igrejas – incluindo os Católicos Romanos e Batistas do Sul – de serem “totalmente errados” por dizer que o homossexualismo não é aceitável a Deus.

A diocese de Nova Hampshire, começará o processo para encontrar um sucessor, em dezembro. Embora restem mais de dois anos antes de sua demissão, Robinson disse que quer permitir uma transição suave e adequada.

“Embora eu saiba que eu não tenho sido servo perfeito de Deus durante esse tempo, eu vou sair no início de 2013, sabendo que tenho dado esse ministério de meus melhores esforços,” disse à diocese. “Você é, e continuará a ser, a razão pela qual eu não só sobrevivi, mas prosperei, durante este período tumultuado em toda a Igreja.

“A Nova Hampshire é sempre o lugar em que eu permaneço, simplesmente, ‘o bispo.” Este é o único lugar do mundo onde eu não sou ‘o bispo gay.” Eu acredito que você me escolheu porque você acreditou em mim para ser a pessoa certa para liderar a você neste momento. O mundo tem muitas vezes questionado, mas eu espero que você nunca tenha feito isso.

“A Nova Hampshire tem feito um nome para si no últimos anos, e, embora inconscientemente, estivemos no cenário nacional e internacional. Ele nos deu a oportunidade de proclamar o amor de Deus para todos os filhos de Deus de maneira profunda.”

No início deste ano, a Igreja Episcopal consagrou seu segundo bispo abertamente gay, apesar dos apelos pela Comunhão Anglicana para a prática de “contenção graciosa.” A reverendo Canon Mary Glasspool ficou como bispa sufragânea da Diocese de Los Angeles em maio. Como consequência, a Igreja Episcopal foi suspensa de participar de diálogos ecumênicos e despojada de qualquer poder de decisão sobre a Comissão Permanente Inter-Anglicana na Unidade, Fé e Ordem – um órgão que examina questões de doutrina e autoridade.

Fonte: Christian Post

Comentários