O primeiro-ministro australiano, John Howard, foi criticado hoje por ter gravado uma mensagem num DVD para uma organização cristã fundamentalista acusada de incitar o ódio aos muçulmanos, informou hoje a rádio australiana “ABC”.

Howard diz no DVD que a Cristandade tem sido uma força do bem no mundo, revelou a emissora.

O comentário foi visto pela comunidade muçulmana australiana como “perigoso”, especialmente depois de a Polícia abrir uma investigação sobre comentários gravados por um líder muçulmano também num DVD.

Um membro do Grupo de Referência da Comunidade Muçulmana, Yasser Soliman, que assessora o primeiro-ministro sobre as relações com a comunidade muçulmana australiana, opinou que Howard deveria ser mais prudente.

“Seria melhor se ele condenasse claramente todos os discursos sobre o ódio em todas as suas formas. Deveria ser mais prudente especialmente com grupos conhecidos por discursos tóxicos, que promovem o ódio”, disse Soliman à “ABC”.

O discurso de Howard foi gravado em DVD para ser exibido num encontro religioso, em Melbourne, com a presença de 5 mil fiéis, no Dia da Austrália, 26 de janeiro.

O evento é organizado pelo grupo extremista cristão Catch the Fire Ministeries. O seu líder, Danny Nalliah, está sendo julgado por incentivar os seus seguidores a destruir mesquitas, cassinos e lojas que vendem álcool, além de ofender muçulmanos.

O Governo australiano condenou ontem os comentários realizados por um líder da comunidade muçulmana australiana num DVD, por encorajar os pais a fazer de seus filhos mártires do Islã.

Fonte: EFE

Comentários