Os fiéis presentes aos cultos de ontem na Igreja Evangélica Apostólica Renascer em Cristo do Cambuci (região central) afirmaram que a prisão do casal de pastores Sônia e Estevam Hernandes não abalou em nada sua crença na religião.
“Venho aos cultos pelas graças que eu alcancei, pelo que aconteceu comigo e eu vivenciei, e não por causa de coisas que me disseram ou que eu li nos jornais”, diz a dona de casa Elizabeth (nome fictício), 34, sentada na segunda fila do principal templo da igreja, na rua Lins de Vasconcellos.
Outras fiéis acomodadas por perto concordam com a cabeça. Foram dois cultos ontem, um às 18h, outro às 19h30. No primeiro, havia em torno de 60 pessoas no templo, cuja capacidade é de cerca de duas mil.
Praticamente aos gritos, pastora Orliene prega: “Mesmo quando há apenas três pessoas, gente, pode acreditar, Cristo está ali! Amém!”.
Entre uma assertiva e um conselho, ela cita o nome da pastora Sônia e do marido, defendendo-os. “O Estêvão [primeiro mártir cristão] foi apedrejado, São João Batista teve a cabeça cortada, mas nós continuamos aqui porque Jesus sabe a verdade”, ela diz, num tom crescente, após recolher os envelopes com as doações.
O momento parece delicado: “Quanta porcaria, com o perdão da palavra, tem sido oferecida por aí, quanto prato de lentilha. Aqui, não! O alimento é de verdade. Não há engano, não há roubo, só entrega”, afirma.
Um presbítero (cargo logo abaixo do de pastor) aproxima-se querendo saber as intenções da reportagem, e informa que no dia anterior dois jornalistas foram retirados do templo, revistados e presos.
“Tenho a informação de que o sr. é jornalista. Olha, eu sou policial e digo: o artigo 15 nos autoriza a chamá-lo para fora do templo, revistar sua bolsa e limpar fitas gravadas e confiscar filmes.”
No palco, pastora Orliene usa com insistência a palavra “limpeza” (referindo-se à alma, ao espírito). Apesar do tom impositivo, Orliene precisa recorrer a Jesus para explicar por que continua pregando depois do escândalo recente.
Ela afirma: “Jesus também foi perseguido, execrado, crucificado. Eu me senti tocada por Ele há vinte anos, e o instrumento foi a Sônia, por quem tenho a maior admiração.”
Fora do templo, a desempregada Daniela, 30, diz que já doou muito dinheiro para a igreja, mas não se sente lesada ao imaginar que sua doação pode ter servido para financiar mansões ou haras. “Não penso nisso, porque eles fizeram muita benfeitoria nos templos.”
NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO
EM MEIO ÀS LUTAS QUE TEMOS ENFRENTADO AO LONGO DESSES ÚLTIMOS MESES, FOMOS SURPREENDIDOS COM MAIS ESSE ENGANO DE ALGUNS VEÍCULOS DA IMPRENSA QUE NOTICIARAM UMA SUPOSTA PRISÃO DO APÓSTOLO ESTEVAM E DA BISPA SONIA EM MIAMI, NOS ESTADOS UNIDOS.
COM O OBJETIVO DE REAVERMOS A VERDADE DOS FATOS E, COLOCARMOS UM FIM ÀS CALÚNIAS E MENTIRAS PUBLICADAS POR ALGUNS ÓRGÃOS DA MÍDIA, VAMOS ESCLARECER OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS:
“EM ATENÇÃO AO QUE FOI NOTICIADO, DECLARAMOS QUE O APÓSTOLO ESTEVAM HERNANDES E A BISPA SONIA, HABITUALMENTE, NO MÊS DE JANEIRO, DIRIGEM-SE AOS ESTADOS UNIDOS PARA PREGAR EM DIVERSAS IGREJAS. NA TERÇA-FEIRA, DIA 9 DE JANEIRO, ACOMPANHADOS POR MAIS 5 INTEGRANTES DE SUA FAMÍLIA, POR UM EQUÍVOCO NO PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO ADUANEIRA QUANTO AOS VALORES TRANSPORTADOS PELA FAMÍLIA, FORAM CHAMADOS A PRESTAR ESCLARECIMENTOS PERANTE AS AUTORIDADES LOCAIS.
ISSO OCORRENDO, FORAM ELES, EM SEGUIDA, LIBERADOS, DEIXANDO CLARO TRATAR-SE DE PROCEDIMENTO NORMAL E ABSOLUTAMENTE REGULAR.
O APÓSTOLO ESTEVAM E A BISPA SÔNIA ESTÃO, ASSIM, COMPLETAMENTE DENTRO DA LEI BRASILEIRA E AMERICANA.
AINDA É IMPORTANTE SALIENTAR, QUE O EPISÓDIO NOS ESTADOS UNIDOS NADA DIZ RESPEITO COM EVENTUAIS OUTROS PROCESSOS NO BRASIL, QUE NAS DEVIDAS INSTÂNCIAS E NO MOMENTO ADEQUADO SERÃO TAMBÉM TOTALMENTE ESCLARECIDOS”.
NA CERTEZA DE QUE NADA E NINGUÉM PODERÁ NOS AFASTAR DO AMOR DE CRISTO JESUS, SEGUIMOS EM FRENTE NO PROPÓSITO DE LEVARMOS O EVANGELHO DE PAZ, CURA E SALVAÇÃO A TODOS QUE NECESSITAM DE UMA PALAVRA DE ESPERANÇA, ÂNIMO E FORÇA, ATRAVÉS DA IGREJA RENASCER EM CRISTO E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LIGADOS A ELA.
NÃO SE DEIXE ENGANAR E, NEM PERMITA QUE ROUBEM A SUA MOTIVAÇÃO EM REALIZAR PELO SENHOR.
É ANO DE ELIAS! VAMOS SUPERAR TODOS OS OBSTÁCULOS E OPOSIÇÕES. OS CÉUS ESTÃO ABERTOS.
VEREMOS A MULTIPLICAÇÃO DO SENHOR NAS NOSSAS VIDAS E NO NOSSO MINISTÉRIO.
CONTINUAMOS NA DIREÇÃO DO MONTE DA NOSSA PROMESSA – O BRASIL SERÁ O MAIOR PAÍS EVANGÉLICO DO MUNDO.
RENASCER PELO SENHOR, ESPADA PELO APÓSTOLO E PELA BISPA!
DEUS É FIEL!
Fonte: Folha de São Paulo e site da Igreja Renascer