Salaam Halal, a primeira companhia de seguros conforme os princípios da sharia, a lei islâmica, abre suas portas nesta segunda-feira no Reino Unido oferecendo seguros de automóveis a seus clientes.

A companhia vai respeitar rigidamente os princípios do seguro islâmico (“takaful”), baseado na divisão de riscos entre todos os clientes, num sistema de recebimento de cotas que serão investidas em empresas que não estejam envolvidas no comércio de álcool ou sejam praticantes da usura.

Se no fim do ano os cotistas dispuserem de um excedente do dinheiro investido, a quantia será distribuída entre os clientes sob a forma de um desconto sobre a renovação de seu seguro.

A companhia espera lançar ao longo do ano seus seguros de residência.

Esse sistema de seguro deve atender 1,6 milhão de muçulmanos que vivem no Reino Unido e que representam 2,7% da população total, segundo um censo realizado em 2001.

Em 2004, o Reino Unido autorizou a criação de um banco cem por cento islâmico, o Banco Islâmico do Reino Unido, e, em 2007, o banco Lloyds TSB lançou produtos financeiros conformes à sharia.

Fonte: Folha Online

Comentários