Daniel Ortega na frente da bandeira da Nicarágua (Foto/Montagem: Canva Pro e Folha Gospel)
Daniel Ortega na frente da bandeira da Nicarágua (Foto/Montagem: Canva Pro e Folha Gospel)

Ao menos 12 sacerdotes foram detidos nos últimos dias em uma nova onda de prisões contra religiosos da Igreja Católica na Nicarágua, informou neste sábado,3, uma ONG de direitos humanos que atua exilada na Costa Rica.

“Nas últimas 48 horas, houve uma escalada repressiva contra sacerdotes da Igreja Católica” no departamento de Matagalpa, no norte do país, disse em um comunicado o Coletivo Nicarágua Nunca Más.

“Várias paróquias foram cercadas e pelo menos 12 sacerdotes foram detidos arbitrariamente, alguns deles com paradeiro desconhecido e em situação de desaparecimento forçado”, detalhou a organização.

Na quinta e sexta-feira, a polícia nicaraguense realizou operações em paróquias das dioceses de Matagalpa e também de Estelí (norte), disse na rede social X a advogada e pesquisadora de temas da Igreja, Martha Patricia Molina, exilada nos Estados Unidos.

A ativista de direitos humanos nicaraguense Haydee Castillo, também exilada nos Estados Unidos, afirmou no X que na sexta “à noite Matagalpa estava cercada por forças policiais e paramilitares”.

O governo da Nicarágua não se pronunciou sobre essas denúncias.

Fonte: A Tarde

Comentários