O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, declarou hoje que o aumento no número de denúncias de abusos sexuais cometidos por padres se deve ao estímulo dado pela Igreja a elas.

“Houve um aumento de denúncias, mas porque foram colocadas a descoberto e porque a própria Igreja convidou a denunciar fatos criminosos deste gênero, mas não creio que o aumento das denúncias signifique um aumento dos crimes”, observou Bertone.

Em entrevista à rede televisiva Tv7, ele defendeu que “as intervenções do papa Bento XVI representam a vontade da Igreja de andar diretamente contra este fenômeno, de querê-lo dominar e de querer trabalhar não só no nível canônico, porque a resposta canônica é importante e as normas canônicas da legislação da Igreja são importantes, mas em nível total, em nível psicológico, em nível cultural, em nível formativo”.

Segundo o secretário de Estado, “o primeiro aspecto é ouvir as vítimas, a ajuda às vítimas; o segundo aspecto é a colaboração com as autoridades civis no respeito das responsabilidades recíprocas. Já foi feito muito e é preciso andar nesta direção”, atestou.

[b]Fonte: O Repórter[/b]

Comentários