O Seminário Bíblico Irpin, vinculado à Slavic Gospel Association que foi danificado por tropas russas com fogo de morteiro retomou suas atividades. De acordo com a SGA, o exército russo atacou o prédio após saber que civis estavam escondidos nele.
Outros locais cristãos, como o Seminário Teológico Batista da Ucrânia em Lviv também se transformou em um abrigo humanitário, onde alunos, professores e funcionários acolheram centenas de refugiados.
Na época, Eric Mock, vice-presidente de Operações da SGA, falou sobre os ataques aos seminários.
“Pudemos visitar o seminário, incentivá-los e ver o que estava acontecendo. Vimos a destruição em Irpin, Bucha e Kyiv.”
“A parte superior do seminário tornou-se um inferno tão quente que liquefez todo o metal daquele andar superior. No entanto, um andar abaixo, o centro de culto, a biblioteca e a sala de jantar escaparam sem danos, nem mesmo danos causados pela fumaça.”
Na semana passada, 164 alunos iniciaram novamente as aulas no seminário. Mock diz que a comunidade o vê como um símbolo de perseverança.
“Eles estão cientes de que o seminário foi usado para fornecer proteção, comida e ajuda para pessoas que foram expulsas à força de suas casas por causa dos combates”, disse.
Cristãos ucranianos
Recentemente, foram iniciadas aulas conjuntas no Seminário Batista Polonês em Varsóvia, ajudando a treinar pastores entre os refugiados ucranianos.
Os líderes pedem oração para que Deus fortaleça os cristãos ucranianos em toda a Europa.
Os conflitos continuar levando medo e tragédia ao povo ucraniano. Na região de Kherson, na Ucrânia, um tiro de morteiro atingiu a casa de um pastor local. Uma parede desabou, ferindo tanto a filha quanto a mãe.
Recentemente Mock visitou esses cristãos.
“Foi impressionante encontrar o avô, um pastor, e ouvi-lo continuar louvando a Deus, mesmo nas dificuldades. Ele disse que teve a oportunidade de compartilhar o Evangelho no hospital onde quer que o Senhor o colocasse”.
Fonte: Guia-me com informações de MNN Online