O suplente de vereador Marcus Cunha (PSB), de Pelotas (RS), informou, nesta quarta-feira, que entrou com um pedido de cassação contra o vereador Cláudio Insaurriaga (PV), o Cururu, por falta de decoro parlamentar. No último dia 22, Cururu subiu à tribuna da Câmara de Vereadores com uma coroa de espinhos e fez um suposto ritual de exorcismo.
O ritual, segundo Cururu, era em protesto ao trabalho de magia negra colocado no porão da Câmara do município, quando foi colocado um caixão de 30 cm com bonecos de vodu, representando os membros da mesa diretora da câmara. O vereador subiu à tribuna e retirou os alfinetes cravados nos bonecos.
“Sou primeiro suplente e estava na sessão (da Câmara) quando ele fez aquele espetáculo triste. Todos vereadores falaram que iam protocolar o pedido de cassação e ninguém fez”, disse Cunha. “Entrei com o pedido de falta de decoro como um cidadão; qualquer eleitor também poderia pedir”, completou.
Segundo Cunha, o vereador Cururu atentou contra a imagem do poder legislativo de Pelotas em plano nacional. Ele confirmou ainda que a Federação de Umbanda também disse que entraria com um pedido de cassação.
De acordo com o suplente de vereador, o pedido passa agora pela analise pelo presidente da Câmara de Vereadores, Otávio Soares (PSB), que decide se acata ou não a denúncia. Caso o pedido seja aceito, deve ser constituída uma comissão no legislativo municipal, dando direito de ampla defesa ao vereador.
Fonte: Terra