Sorocaba – Embora a Igreja Católica e o Conselho de Pastores de Sorocaba garantam que não houve discórdia quanto ao texto do totem instalado na lateral da alça de acesso da avenida Dom Aguirre à rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), na entrada da cidade, a verdade é que o fato gerou polêmica.
Nos bastidores da Prefeitura de Sorocaba, comenta-se que a placa gerou uma “guerra santa” na cidade.
Informações dão conta de que o totem, instalado pela prefeitura a pedido do Conselho dos Pastores de Sorocaba, tinha inicialmente os dizeres “Sorocaba pertence ao Senhor Jesus”.
A Igreja Católica teria discordado deste texto e pediu à prefeitura que o mesmo fosse alterado, acrescentando a palavra Cristo no final. É por isso que o totem teria ficado coberto com um plástico preto durante alguns dias, para mudar os dizeres. O vice-prefeito, Geraldo Caiuby, uma das lideranças leigas da Igreja Católica, teria ajudado a providenciar a mudança.
De acordo com o padre Wilson Roberto da Silva, assessor de imprensa da Arquidiocese, não houve discórdia entre as igrejas e o texto foi escrito em comum acordo.
Ele diz que o totem está coberto porque ainda será marcada uma data para sua inauguração. O presidente do Conselho de Pastores, Philemon de Medeiros, confirma a informação.
Outras cidades adotam
A instalação de placas, painéis e totens (como é o caso de Sorocaba) com dizeres religiosos está se tornando comum no Estado.
Um exemplo pode ser visto em Itu. No recém-inaugurado portal de entrada da cidade, que fica na rodovia dom Gabriel Paulino Bueno, sentido Jundiaí, é possível ver os dizeres “Jesus é o Senhor da cidade de Itu”.
O jornal Bom Dia Sorocaba entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itu para saber mais detalhes sobre a placa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
A cidade de Valinhos também possui uma placa deste tipo em um de seus acessos.
Versão oficial
* Instalação
A Prefeitura de Sorocaba instalou o totem no dia 20 de outubro
* Texto e cores
De acordo com a Secretaria de Comunicação, o texto e as cores da placa foram definidos por diversas áreas da prefeitura. A confecção da placa também é de responsabilidade da própria prefeitura
* Sem discordâncias
Ainda segundo a Prefeitura, não houve problema quanto aos dizeres do totem. Mas confirma que o texto foi alterado e por isso o totem ficou coberto por cerca de 15 dias. A Prefeitura acusa o vento pela retirada do plástico que cobria o totem e confirma que haverá uma solenidade para a sua inauguração com presença de católicos e protestantes
Fonte: Bom Dia Sorocaba