Três indonésios cristãos serão executados no sábado, condenados à morte por incitar mais de 100 assassinatos sectários cometidos em 2000 nas ilhas Célebes, em Jacarta, informa hoje a imprensa local.

Fabianus Tibo, Dominggus da Silva e Marinus Ribu foram condenados à pena máxima pelo tribunal de Palu. Os três foram considerados responsáveis pela morte de pelo menos 122 pessoas nos confrontos de julho de 2000 entre as comunidades cristã e muçulmana de Célebes.

Os juízes também condenaram os réus pela destruição de aldeias e a queima de 4 mil casas.

Após dar por esgotados todos os procedimentos legais para evitar o cumprimento da condenação, a Promotoria de Palu enviou aos parentes dos três condenados cartas especificando o dia e a hora da execução.

Segundo a carta, publicada pelo site Detik, os três serão executados por um pelotão de fuzilamento na madrugada de 12 de agosto.

Entre 2000 e 2002, cerca de mil pessoas morreram em Célebes por causa dos violentos confrontos entre as comunidades cristã e muçulmana. O conflito sectário foi acalmado após a assinatura de um acordo de paz, no início de 2002, mas ressurgiu poucos meses depois.

Fonte: EFE

Comentários