A televisão nacional da China (“CFTV”) decidiu “evitar transmitir imagens de porcos” para não ofender os 20 milhões de muçulmanos chineses, apesar de o país estar às vésperas de celebrar o início do Ano Lunar do Porco, em 18 de fevereiro, confirmaram fontes da emissora.

“Eles nos pediram que os porcos não aparecessem muito na televisão, que os evitássemos na medida do possível”, disse um jornalista do canal em espanhol da “CFTV”, reconhecendo que a celebração do Ano do Porco se tornou “um tema complicado”.

Embora a CFTV não tenha anunciado oficialmente a limitação, a medida foi descoberta depois que a Nestlé informou ter sido proibida de veicular um comercial na China no qual aparecia um porco felicitando os chineses pelo Ano Novo Lunar.

A agência de publicidade Mindshare, de Shangai, também recebeu a ordem de não produzir nos próximos dias anúncios nos quais apareçam suínos, informou a imprensa estrangeira.

As duas fontes afirmaram que a norma se aplicaria apenas aos anúncios, mas as fontes do canal espanhol da “CFTV” disseram à Efe que se trata de uma norma para todos os conteúdos da televisão nacional chinesa dos próximos quinze dias.

Quando a China inicia um Ano Novo Lunar, dedicado a um dos 12 animais do horóscopo oriental, todo o país se inunda de bonecos, pôsteres e todo tipo de imagens do animal ao qual se consagrarão os 12 meses seguintes.

Por isso, o país já está começando a ser inundado por porquinhos por todas partes, que darão as boas-vindas ao próximo ano, que começa em 18 de fevereiro para os chineses. Segundo as crenças orientais, o ano do porco é um dos anos de maior sorte e abundância.

Os muçulmanos chineses estão agrupados em várias minorias, entre elas os hui (que habitam todo o país) e os povos da Ásia Central (uigures, uzbeques, turcomanos, etc), que habitam a região noroeste chinesa de Xinjiang.

A celebração do Ano do Porco não está sendo um problema apenas entre chineses e muçulmanos. Em Taiwan, o imame da Grande Mesquita de Taipé protestou contra o Governo da ilha, que lhe enviou um cartão de felicitação de Ano Novo no qual apareciam quatro porquinhos rosados.

Os 12 animais do zodíaco chinês (que, segundo a tradição, foram os que se despediram de Buda antes que este chegasse ao Nirvana) são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a ovelha, o macaco, o galo, o cachorro e o porco.

Fonte: EFE

Comentários