Jornalistas do canal espanhol Telecinco, usam câmera escondida contra um pastor evangélico. (Foto: Reprodução/Telecinco)
Jornalistas do canal espanhol Telecinco, usam câmera escondida contra um pastor evangélico. (Foto: Reprodução/Telecinco)

Miguel Ángel Martín é pastor da Igreja Cristã Sedientos de Jesucristo, em Madri (Espanha), uma pequena igreja evangélica com as atividades habituais: serviços, pregação, atividades comunitárias, oração e orientação espiritual para todos aqueles que procuram ajuda.

Essa abertura nas igrejas evangélicas foi aproveitada pelo programa “Viva la Vida” da televisão nacional espanhola Telecinco para criar uma armadilha, usando uma câmera escondida.

Dois repórteres fingiram estar interessados ​​na igreja por vários dias. Eles participaram de vários cultos e até fizeram uma profissão de fé. Mais tarde, eles usaram parte do material da câmera escondida de uma reunião pastoral particular no programa.

Esses repórteres também tiveram contato durante o mês de fevereiro com outros evangélicos, como Federico Valencic, outro cristão evangélico que não tem relação com a igreja mencionada, como o próprio Valencic e o pastor Miguel Ángel confirmaram no site de notícias espanhol Protestante Digital .

O assunto, no entanto, não ficou apenas nas notícias, já que a associação LGBTQ Arcópoli, apresentou uma queixa ao governo regional da Comunidade de Madri.

A denúncia alega que a igreja realizou terapia de conversão para curar a homossexualidade em sua igreja, algo que o pastor nega fortemente.

Embora o pastor Miguel Ángel ainda não saiba se a denúncia foi registrada e processada pela Comunidade de Madri, o conselheiro de política social do governo regional, Alberto Reyero, anunciou no início de março que estudaria a imposição de uma “sanção significativa”, mais de 20.000 euros, aplicando os regulamentos sancionatórios da lei LGBT de Madri.

O pastor, originalmente de Madri, estava no Peru há vários anos e retornou à cidade há três anos. Ele descreveu os danos que essa situação causou à igreja.

“O que menos importa para nós é a multa, estamos mais preocupados com os danos muito graves que estão sendo causados ​​contra a igreja”, disse Miguel Ángel ao site cristão.

“Esses jornalistas vinham regularmente aos nossos cultos. Um deles posou como um irmão em Cristo que morava em Valência (uma cidade na costa leste da Espanha) e era membro de uma igreja lá”, conta o pastor.

“Ele disse que queria trazer seu amigo para nos conhecer e para que ele fosse salvo. A primeira reunião foi um estudo bíblico no meio da semana na quinta-feira, 20 de fevereiro. Durou mais de duas horas e depois ele orou e pediu para ser salvo na frente de todos. Ficamos todos muito felizes por uma pessoa ter sido salva”, compartilhou o pastor.

Miguel Ángel conta que, na manhã seguinte, o rapaz que era de Valência pediu uma segunda reunião. “Ele disse que era pessoal e que queria conversar em particular sobre seus problemas com o amigo. Ele foi muito insistente porque disse que tinha que voltar para Valência na sexta-feira, (21)”, lembra.

Na reunião, o pastor explicou que, como em uma igreja católica, nas igrejas protestantes, as confissões são mantidas em sigilo e o que eles disseram permanecerá em sigilo.

Movido pela dor, o pastor conta que os ouviu por quase duas horas, falou com eles, ensinou-lhes várias passagens da Bíblia e oraram juntos. “O que eu não imaginava era que eles estavam carregando um dispositivo de gravação escondido ilegalmente e publicariam parte da oração, quebrando a confidencialidade da confissão e os direitos constitucionais à liberdade religiosa”, disse o pastor.

Apenas dois dias depois, no domingo, 23 de fevereiro, uma versão editada mostrando apenas três minutos da reunião foi publicada no programa da Telecinco. Nele, espíritos de pecado são repreendidos, uma prática realizada em algumas igrejas evangélicas.

Adolfo Arias, o jornalista que fez o vídeo, mais tarde continuou a discutir esse tópico em seu Twitter. Em um de suas postagens, ele zombou da mensagem que recebeu no WhatsApp de uma das mulheres da igreja, a quem chamou depreciativamente de “a oradora aramaica”.

Segundo o pastor Miguel Ángel, o jornalista queria denunciá-los à Comunidade de Madri, manipulando suas palavras, por ter realizado uma suposta terapia para curar a homossexualidade, “algo que nunca foi feito porque na Igreja de Sedientos não temos nenhum programa desse tipo. Não temos programa de terapia de conversão nem pretendemos iniciar um”, esclareceu.

Mais de 23.000 assinaturas de apoio

Miguel Ángel Martín também lamenta que esses jornalistas tenham brincado com as crenças religiosas de tantas pessoas e que chegaram a pressioná-lo alguns dias depois, procurando mais imagens na frente da igreja, na tentativa de manter a história viva.

A posição de Miguel Ángel, durante todo esse processo, tem sido de impotência, sabendo que ele é vítima de um relatório que busca incriminá-lo.

Ele diz que a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (FEREDE, como é conhecida em espanhol), divulgou uma declaração sobre isso, mas não se envolveu muito no caso (sua igreja não pertence à Federação).

O pastor agradeceu o apoio que recebeu de entidades como Hazte Oír, que iniciou uma coleção de assinaturas para defender o direito à liberdade religiosa. A petição já conta com o apoio de mais de 23.000 signatários. “Assine esta petição dirigida à Presidente da Comunidade de Madri Isabel Díaz Ayuso (copiada para a assessora de Políticas Sociais), pedindo que ela rejeite a acusação de que o lobby LGBT tenha lançado contra o pastor”, afirmam na petição.

Ataques da Telecinco contra evangélicos

Esta não é a primeira vez que a Telecinco ataca uma igreja evangélica. Em junho de 2018, a emissora acusou falsamente o pastor de uma igreja na cidade de Benidorm de homossexual, e mais tarde foi forçada a pedir desculpas por admitir que havia interpretado mal um relatório policial.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus