O ex-diretor-geral da unidade de ensino em Palmas, Tocantins, pastor Marcos Fernando Ziemer, é o novo reitor da Universidade Luterana no Brasil (Ulbra). Ele foi eleito pela assembléia da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), reunida na sexta-feira à noite, horas depois da renúncia do reitor Ruben Eugen Becker.

Terminada a assembléia da Celsp, que é a mantenedora da Ulbra, Ziemer adiantou, em entrevista coletiva, que vai constituir grupo gestor para buscar a recuperação financeira da instituição a curto prazo e garantiu que toda a reitoria, assim como os assessores diretos do ex-reitor e consultores serão afastados.

“Precisamos resolver o mais rápido possível a questão dos salários atrasados”, disse, admitindo que será preciso “restabelecer as relações com o Ministério da Educação, com a sociedade e com os sindicatos, após esse enorme desgaste”.

Ao se pronunciar, domingo, no Concílio Nacional de Pastores da IELB, reunido em Balneário Camboriú, Ziemer destacou que agora é o momento de a Ulbra pedir desculpas aos funcionários e alunos, à sociedade e à igreja.

Por receber pedidos de informação vindos de congregações, o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Walter Altmann, emitiu nota de esclarecimento, destacando que a denominação que preside não tem nenhum vínculo com a Ulbra, que está ligada a uma comunidade da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Mesmo sem nenhum vínculo, a IECLB se entristece e lamenta que a situação enfrentada pela Ulbra “esteja causando um impacto negativo às comunidades luteranas em geral, bem como ao conceito de identidade luterana, tão caro a esta igreja”.

Equipe de transição liderada pelo novo reitor trabalhou no final de semana e pretende anunciar, até quinta-feira, medidas saneadoras da instituição. Ziemer mencionou venda de patrimônio e o retorno da Ulbra ao seu foco principal – educação e saúde.

Em entrevista concedida à rádio Gaúcha na sexta-feira, o ex-reitor, Ruben Becker, relatou que vinha preparando sua sucessão, através do vice-reitor, seu filho Leandro Becker.

Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS) pede o afastamento de todos os integrantes da antiga reitoria e a elaboração de um novo regimento, que priorize a democratização das instâncias de gestão acadêmica da instituição. As aulas deverão ser retomadas na quinta-feira, depois de assembléia dos professores da Ulbra.

Fonte: ALC

Comentários