O Vaticano convidou o patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Alexei II, a comparecer a Roma para a inauguração do Ano Paulino, proclamado pelo Papa Bento XVI para celebrar os 2 mil anos do nascimento de São Paulo.

Durante a apresentação das iniciativas para este ano, o arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, Andrea Cordero Lanza di Montezemolo, explicou ontem que o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos enviou uma carta solene a Alexei II convidando-o a participar do ato, previsto para o dia 28 de junho.

Alexei II é a principal figura da Igreja Ortodoxa russa a se opor à normalização das relações com o Vaticano, e acusa a Igreja Católica Apostólica Romana de proselitismo.

Cordero Lanza di Montezemolo explicou que o Vaticano ainda não recebeu uma resposta de Alexei II. Já foi confirmada, no entanto, a presença do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

O cardeal Cordero Lanza di Montezemolo lembrou “a dimensão ecumênica do evento”, citada por Bento XVI ao anunciar a celebração do Ano Paulino, que será realizado entre 28 de junho de 2008 e 29 de junho de 2009.

“São Paulo, particularmente empenhado em levar a Boa Nova a todos os povos, se tornou pródigo por ser completamente favorável à unidade e à concórdia de todos os cristãos”, afirmou.

Fonte: EFE

Comentários