O Vaticano está fazendo com que padres passem por um curso de atualização em confissões para restaurar a confiança dos fiéis italianos.
O curso de atualização do Vaticano tem o objetivo de fortalecer o treinamento dos padres para melhorar as relações com os fiéis.
A Igreja italiana enfrenta uma grande queda no número de fiéis que passam pela confissão e alguns culpam o desempenho dos padres que ouvem os pecados dos católicos.
Segundo críticos, os padres não estão preparados para lidar com os fiéis arrependidos. A Igreja Católica está ciente da insatisfação de alguns dos penitentes com os padres que ouvem as confissões.
Segundo os últimos dados, cerca de 30% dos italianos católicos afirmam que não é necessário ter um padre para a confissão.
Outros 10% dizem que a presença do padre “impede o diálogo direto com Deus”. E 20% admitem que é difícil falar sobre seus pecados com outra pessoa.
Exemplos
O bispo Gianfranco Girotti, que lidera o tribunal Apostólico de Confissões e Penitências, afirmou que o sacramento da confissão está em “um grave estado de dificuldade”.
O novo treinamento foi organizado pelo tribunal liderado por Girotti e inclui algumas representações de exemplos tirados da vida real, como pessoas divorciadas e os chamados “casais irregulares”, além de casais do mesmo sexo.
Para casais de divorciados que moram juntos e para casais de homossexuais, a Igreja Católica afirma que a absolvição pode ser dada apenas se os envolvidos transformarem o relacionamento em “amizade e solidariedade”.
Divorciados que se casam novamente não poderão receber a comunhão porque sua condição é vista pela Igreja Católica como estado permanente de pecado.
O bispo afirma que os padres precisam prestar atenção especial a estas pessoas, “principalmente se elas estiverem doentes ou com a vida em risco”.
Com católicos homossexuais, o bispo Girotti afirma que os padres precisam ser “justos” e “bons médicos espirituais”.
Quando os padres se depararem com “pecadores possuídos pelo demônio”, o bispo aconselha que tenham cautela e peçam a intervenção de um exorcista.
Fonte: BBC Brasil