O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou hoje que o Natal educa os fiéis a estabelecerem “amizade” com Deus e com as pessoas “que não o conhecem”.
“Os que se consideram agnósticos ou ateus devem estar nos nossos corações, no [coração] dos cristãos”, disse Lombardi em declarações à Rádio Vaticana.
Segundo o porta-voz, é preciso respeitar as “liberdades de pensamento e de vontade, e a decisão das pessoas de não quererem ser consideradas ‘objeto da missão’ [de Cristo]”.
“Nem sempre nossas palavras deixam claro este respeito”, pontuou o religioso, destacando que “a contemplação da encarnação, que ao mesmo tempo é revelação e mistério, educa a esta dupla amizade: com Deus e com o homem que não o conhece”.
Nesta tarde, a Santa Sé deu início às cerimônias de comemoração do Natal. O papa Bento XVI acendeu a Luz da Paz e benzeu o tradicional presépio da Praça São Pedro.
Às 22h locais (19h no horário de Brasília), o Pontífice presidirá a Missa do Galo, que neste ano pela primeira vez terá seu início antecipado em duas horas.
Fonte: Ansa