O Vicariato de Roma negou as permissões para que o diretor americano Ron Howard grave nas igrejas de Roma cenas do filme “Anjos e Demônios”, adaptação do livro de mesmo título de Dan Brown que tem como protagonista o ator Tom Hanks.
A informação foi divulgada pela revista semanal “Sorrisi e Canzoni”, que estará disponível nas bancas a partir desta segunda-feira (16), e que antecipou à imprensa neste domingo (15) a reportagem dedicada ao filme.
A publicação afirma que a produção americana havia pedido há um ano as permissões ao Vicariato de Roma e ao Ministério do Interior italiano para poder rodar nas igrejas de Santa Maria del Popolo e Santa Maria della Vittoria, dois dos locais onde se desenvolve a história do livro.
Mas a diocese romana se negou a conceder as permissões para gravações no interior das duas igrejas.
Finalidade religiosa
“Concedemos freqüentemente a entrada a nossas igrejas para filmes que tenham uma finalidade ou compatibilidade com o sentimento religioso, mas não àqueles que possam prejudicá-lo”, contou à revista Marco Fibbi, um dos porta-vozes da Diocese de Roma.
Desta maneira, Howard, que começou rodar o longa há poucos dias em Roma, precisou se conformar em gravar só as cenas externas na Praça del Popolo ou na Praça da Rotunda, junto ao Panteão.
Perante esta recusa, o diretor americano recreará na Reggia di Caserta (sul da Itália) alguns dos cenários do interior do Vaticano e das igrejas, enquanto o resto se reproduzirá nos estúdios de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A história, que se desenvolve principalmente em Roma e Cidade do Vaticano, conta como protagonista o ator americano Tom Hanks, que interpretará o professor Robert Langdon, da mesma forma que no outro longa baseado no livro de Brown, “O Código da Vinci”.
O papel da investigadora Vittoria Vetra será interpretado pelo israelense Ayelet Zurer, enquanto o britânico Ewan McGregor será o camarlengo Carlo Ventresca.
Fonte: AFP