Os fiéis das diversas religiões devem superar o ódio e a desconfiança com o amor, disse o Vaticano em mensagem enviada aos seguidores do hinduísmo por ocasião da tradicional festa de Diwali.
A mensagem divulgada ontem e assinada pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Ecumênico, cardeal Paul Poupard, é intitulada “Superar o ódio com o amor” e foi enviada para marcar a festa da luz (Diwali), que este ano será celebrada em 21 de outubro.
“É urgente e necessário que os fiéis das diversas religiões demonstrem juntos ao mundo que o ódio pode ser superado com o amor”, escreveu o cardeal Poupard.
O religioso lembrou que continua sendo atual a primeira encíclica do Papa Bento XVI, “Deus é amor”, sobretudo “em um mundo no qual às vezes relaciona-se o nome de Deus à vingança ou inclusive à obrigação do ódio e da violência”.
A mensagem também pede que todas as religiões “unam esforços, colaborando para que haja justiça para todos e, conseqüentemente, iniciem projetos comuns que melhorem as condições dos oprimidos, dos marginalizados e dos mais fracos”.
O cardeal afirmou ainda no texto que “o amor gera confiança e esta, por sua vez, promove relações sinceras entre os fiéis das diversas religiões”.
Fonte: EFE