O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes propôs hoje a criação de espaços de oração e de encontro nas áreas de serviço ou de descanso para apoiar os que passam muitas horas trabalhando nas estradas.
O conselho publicou ontem as instruções pastorais para sustentar moral e espiritualmente todos aqueles que trabalham na estrada e que “correm o perigo de se encontrar particularmente sós e longe de sua família”.
Para isso, o Vaticano propõe a “organização de encontros em espaços como os lugares de descanso ou áreas de serviço” e fazer com que “estes momentos sejam vividos intensa e espiritualmente, com a possibilidade de crescer na fé”.
Uma das recomendações que o Conselho Pontifício dá é organizar o que a imprensa italiana chamou de “caminhões para rezar”, veículos que vão pelas áreas de serviço “levando a palavra de Deus” e convidando os caminhoneiros a orar por alguns minutos.
Além disso, pede aos representantes da Igreja que “intensifiquem os contatos com os veículos de comunicação para convidá-los a fazer uma análise mais atenta das mensagens cotidianas para nos converter em aliados da educação viária”.
Além disso, a Igreja recomenda “que se garanta o direito dos profissionais e dos trabalhadores das estradas a condições seguras de trabalho”.
O Vaticano também pede aos que percorrem as estradas a “respeitar as regras de trânsito, pois as infrações podem produzir graves perdas humanas”.
Fonte: EFE