A próxima viagem do Papa Bento XVI à Turquia no final de novembro será “uma oportunidade para o diálogo” entre religiões, ressaltou neste sábado o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.
“A vontade do Papa, da Santa Sé e da Igreja Católica é continuar o diálogo”, afirmou o braço direito do Papa durante um programa religioso neste sábado de manhã na televisão italiana, segundo a imprensa.
Católicos e muçulmanos podem e devem “compartilhar temas (…) que são essenciais para o destino e o futuro da humanidade”, destacou o cardeal, uma mensagem que segundo ele deve ser retirada do discurso pronunciado em Ratisbona pelo Papa.
Esse discurso sobre as relações entre razão e fé, que aparentemente estabeleceu uma relação entre Islã e violência, causou forte polêmica no mundo muçulmano no mês passado.
O religioso considerou que “esse discurso era um apelo à colaboração entre as religiões cristã e muçulmana para compartilhar (…) objetivos morais comuns, aos quais nosso mundo moderno não pode renunciar”.
A viagem do Papa à Turquia “será uma oportunidade para o diálogo e para encontros com representantes religiosos e políticos desse país (…) e não há razões para que não seja realizado”, disse.
Bento XVI deverá ficar na Turquia de 28 a 30 de novembro, em sua primeira visita a um país de maioria muçulmana.
Fonte: AFP