Publicações nas redes sociais compartilham um vídeo de um programa de televisão em que teria sido reproduzido um áudio do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira defendendo atacar e fechar igrejas.
Na gravação, o homem teria chamado as pessoas que frequentam igrejas de “bando de covardes” e afirmou que eles “aprontam” com o candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O conteúdo, porém, é falso. O vídeo foi manipulado para inserir o áudio. Além disso, não há registro de declaração semelhante por parte de Ferreira.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Paulo Ferreira acabar igrejas” não identificou registros da suposta fala por parte do ex-tesoureiro do PT.
Como o vídeo mostra que o áudio teria sido reproduzido no programa Cidade Alerta Sergipe, foram feitas buscas no canal da TV Atalaia no YouTube pela edição. Ao pesquisar por “Cidade Alerta áudio”, foi identificado o vídeo original utilizado na montagem.
O áudio reproduzido no programa, na verdade, nada tem a ver com igrejas ou com o PT. Na verdade, o que se escuta é uma gravação atribuída a um detento revoltado com o assassinato de uma mulher.
Além disso, foram feitas comparações entre o áudio atribuído ao ex-tesoureiro e os vídeos em que ele aparece no YouTube. Ao escutar as gravações, percebe-se a diferença entre o timbre de voz de Ferreira e o que se escuta na gravação viral.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.
Fonte: Yahoo Notícias
SIGA O FOLHAGOSPEL NO INSTAGRAM: @FOLHAGOSPEL