Vídeo de petistas atirando contra igreja, publicado no Facebook do ex-jogador de vôlei, Mauricio Souza, é falso (Foto Reprodução)
Vídeo de petistas atirando contra igreja, publicado no Facebook do ex-jogador de vôlei, Mauricio Souza, é falso (Foto Reprodução)

Um vídeo de homens atirando contra um imóvel com pinturas religiosas circula nas redes sociais. Segundo as publicações seriam petistas atirando contra uma igreja. “Esquerdistas atiram na igreja”, diz uma legenda que aparece no início do registro. Em seguida se ouve tiros e os homens falando “aqui é PT”, “esquerda” e “quer igreja, vai pra lá com o Bolsonaro”.

O conteúdo foi compartilhado no Facebook pelo ex-jogador de vôlei e deputado federal eleito Maurício Souza (PL-MG) e ultrapassou 11 mil visualizações.

O conteúdo, porém, é falso. A gravação foi manipulada para acrescentar os áudios em referência ao PT e à esquerda. Nas imagens originais não há menções ao partido. Além disso, não há informação de que os disparos foram efetuados contra uma igreja.

Uma busca reversa por capturas de tela da gravação direcionaram ao vídeo original, publicado no g1 Espírito Santo. A notícia informa que o caso ocorreu em Vila Velha (ES) em uma região chamada Favelinha do Ibes. Homens entraram na comunidade armados e efetuaram disparos contra residências no último sábado (12).

Ninguém ficou ferido, segundo a Polícia Militar. Também não há qualquer informação de que o imóvel alvejado era uma igreja ou templo religioso.

No vídeo, os homens falam “é a tropa” e “nós tá no comando dessa desgraça”, mas em nenhum momento se ouve frases semelhantes às do vídeo viralizado nas redes sociais em referência ao PT e à esquerda.

O ex-jogador de vôlei e deputado federal eleito por Minas Gerais Mauricio Souza (PL) foi procurado pelo Yahoo! Notícias por meio de sua página oficial no Facebook, mas não retornou ao contato.

Mauricio Souza foi afastado em 2021 do Minas Tênis Clube após compartilhar a reprodução de uma reportagem sobre o desenho do Superman ter se assumido bissexual com o seguinte comentário: “A, é só um desenho, nada demais. Vai nessa e vamos ver onde vamos parar”. Depois, postou a foto de uma jogadora de basquete transexual dizendo: “Se você achar algum homem nessa foto você é preconceituoso, transfóbico e homofóbico”.

O ex-jogador foi alvo da acusação de fazer declarações homofóbicas, o que culminou na rescisão de seu contrato com o Minas Tênis Clube.

Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.

Fonte: Yahoo! Notícias

Comentários