Cristãos na frente de uma igreja no Congo (Foto: Portas Abertas)
Cristãos na frente de uma igreja no Congo (Foto: Portas Abertas)

Dois voluntários da instituição cristã de caridade para o desenvolvimento Tearfund foram mortos em um ataque na República Democrática do Congo (RDC).

Eles foram atacados e mortos quando viajavam em um comboio em Butembo, um importante centro comercial em Kivu do Norte, uma província no leste do país.

A Tearfund disse que estava “profundamente triste” com as “trágicas mortes” dos voluntários no domingo, e que estava trabalhando para garantir a segurança de sua equipe restante no país.

A organização fez um apelo aos líderes políticos da RDC para que “respeitem e protejam os voluntários, conforme determina a lei internacional, e garantam sua segurança enquanto realizam sua missão vital”.

“A Tearfund condena inequivocamente esse terrível ataque à equipe de ajuda humanitária que estava trabalhando abnegadamente para servir o povo da RDC”, disse.

“A Tearfund é uma agência de ajuda não política que presta assistência humanitária às comunidades mais vulneráveis da RDC. Nossa prioridade agora é dar apoio às famílias de nossos colegas falecidos durante esse período incrivelmente difícil.”

Kivu do Norte tem sido assolado desde 2021 por combates entre as forças armadas congolesas (FARDC) e o grupo rebelde M23, desencadeando uma grande crise humanitária.

No mês passado, o Escritório Conjunto de Direitos Humanos da ONU levantou preocupações sobre o deslocamento de civis e a suspensão das operações de algumas organizações humanitárias devido à insegurança contínua.

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários