O ator de origem britânica Christian Bale certamente está vivendo o melhor momento de sua carreira. Já há uns bons anos vem conseguindo um sucesso atrás do outro e respeito junto à critica especializada, e ainda foi alçado à categoria de astro de primeira linha com o estrondoso sucesso de “Batman Begins” e “O Cavaleiro das Trevas”.

Tanto é assim que foi recentemente contratado para viver o personagem principal do aguardadíssimo quarto filme da série “O Exterminado do Futuro”, papel pelo qual muitos atores dariam o braço direito para conseguir.

E foi justamente no set de filmagem de “Terminator 4”, que Bale “endoidou o cabeção”, como se diz lá em Recife , e saiu “cuspindo marimbondos” pra cima do diretor de fotografia do filme. O motivo parece ter sido uma interrupção de cena por conta do tal fotógrafo que inadvertidamente entrou no set sem avisar a ninguém e estragou a tomada.

Claro que qualquer um teria ficado irritado com algo assim, ainda mais sendo “Terminator” um filme com muitas cenas de ação que exigem muita “ralação” dos atores, mas Bale ficou tão fora de si que xingou até a terceira geração do fotógrafo intruso e usou os palavrões mais cabeludos da língua inglesa feito uma metralhadora giratória por longos 5 minutos. O detalhe é que alguém conseguiu o áudio do episódio que, logicamente foi parar na internet.

A gravação teve milhões de acessos, foi noticia em todos os jornais americanos e gerou vários debates e gozações mundo à fora. Para Christian Bale, contudo, não foi a primeira vez que seu nome é associado à escândalos; ano passado, uma briga familiar mal explicada, foi acabar na delegacia e fez a felicidade dos tablóides de fofoca britânicos. Bale também tem fama de ser um ator difícil e obcecado pelo trabalho.

Uma pena, pois trata-se de um grande ator, com uma coragem poucas vezes vista no cinema. Poucos atores se entregam tanto aos seus personagens como ele. Bale começou sua carreira ainda menino, no lírico “O Império do Sol” de Spielberg e de lá prá cá não parou mais de evoluir como ator, escolhendo sempre papéis difíceis e desafiadores. Em um de seus filmes, “The Machinist”, quase entrou em colapso ao emagrecer perto de quarenta quilos , em “Rescue Dawn” comeu minhocas e uma cobra de verdade, e em Batman, dispensou dublês em várias cenas.

Mas, ninguém esperava vê-lo tão ameaçador e agressivo na vida real. Semana passada, o ator veio à publico em um programa de radio tipo “Pânico” para se desculpar e dar a sua versão do caso. Na verdade ele não tentou inventar nenhuma justificativa e disse francamente que perdeu a cabeça e que seu comportamento foi indesculpável. Mas, fez questão de ressaltar que a confusão na verdade aconteceu em junho do ano passado e que no mesmo dia fez as pazes com o fotógrafo e que a situação foi resolvida ali mesmo sem maiores consequências. Os dois voltaram à trabalhar juntos e concluíram as filmagens sem nenhum outro episódio.

Azar dele que tinha alguém gravando. quem é figura pública tem que ficar duplamente atento à tudo que faz ou diz. O youtube não perdoa ninguém…

Imagine só se tudo o que você dissesse estivesse sendo gravado, incluindo aqueles ataques de raiva que todos nós damos de vez em quando…

Pois é; fique sabendo que tudo está sendo gravado, sim. Por Aquele que tudo vê, tudo escuta, tudo sabe…

Um abraço,

Leon Neto