Renata Carvalho, transexual que faz papel de Jesus homossexual
Renata Carvalho, transexual que faz papel de Jesus homossexual

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, a mostra “Corpos visíveis”, que ocuparia, de sexta-feira a domingo, a Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, não poderá ser exibida.

Durante o evento, seria encenada a peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, na qual Cristo é representado por um transexual.

O evento foi cancelado porque o antigo gestor do espaço questionou na Justiça a licitação para a escolha do novo administrador.

O prefeito Marcelo Crivella publicou um vídeo em seu perfil no Facebook, afirmando que a peça não seria realizada no espaço cultural, fechado por ordem judicial. Além disso, ele afirmou que, na administração dele, “nenhum espetáculo, nenhuma exposição vai ofender a religião das pessoas”.

Crivella afirmou que, na administração dele, “nenhum espetáculo, nenhuma exposição vai ofender a religião das pessoas”. Ele disse ainda que, enquanto for prefeito, vai “respeitar a consciência, a religião das pessoas”. Num trecho do vídeo, também deu a entender que o grupo perdedor da licitação teria “plantado notas de uma atividade que não vai existir”.

Em nota, a produção da “Corpos Visíveis” informou que está negociando com a gestão da arena e com a Secretaria de Cultura desde o ano passado e que a mostra pretende “discutir transgeneridade, feminismo e diversidade sexual na periferia da cidade”.

Os organizadores dizem que a peça em questão já sofreu tentativas de censura em outros estados e que ela não busca ofender cristãos, mas cria um questionamento sobre a falta de tolerância e respeito nos tempos atuais.

A decisão de interromper as atividades na arena é do juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva. Com informações de O Globo.