Em sua sétima edição, evento acontece em 5 de outubro, no Centro de Eventos de Barueri-Museu da Bíblia (SP), com o tema “Ser Cidadão”.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promove, em 5 de outubro, às 8 horas, o VII Encontro de Pessoas com Deficiência Visual de São Paulo, realizado tradicionalmente no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi). Com o tema “Ser Cidadão”, o evento visa despertar a pessoa com deficiência visual para a conquista de seus direitos, valorizando o que já foi conquistado nesta histórica luta e mostrando o que ainda pode ser feito para que esse público seja incluído na sociedade, em consonância com a Bíblia Sagrada.

“A cidadania só pode ser alcançada com inclusão e acessibilidade. A Bíblia em Braile, desde seu lançamento, há mais de 10 anos, tem sido responsável por muitas conquistas nestes campos: além de estimular o aprendizado em braile, a obra tem sido protagonista em casos de superação ao oferecer o contato com a Palavra de Deus”, afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert. Por meio do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, a SBB distribui gratuitamente a Bíblia Sagrada em braile a mais de 2,5 mil pessoas cadastradas.

O encontro no MuBi oferecerá uma programação cultural e interativa, focada na disseminação das Sagradas Escrituras. Entre os destaques, está a exibição do vídeo sobre o programa A Bíblia para Pessoa com Deficiência, a palestra “A SBB servindo pessoas com deficiência”, a cargo de Erní Seibert, apresentação musical e a encenação teatral “História da pessoa com deficiência visual no mundo”, com o grupo Nós na Mala. Também ocorrerá a premiação do V Concurso Literário de Contos e Poesias, cujo tema abordou “A importância do nascimento de Jesus nos dias atuais”. O evento contará com audiodescrição realizada por Lívia Motta, especialista na área.

Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para esta edição, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, Adeva, URDV e Instituto de Cegos Padre Chico. A SBB disponibilizará transporte gratuito para o local a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano), às 7h15, e da estação de trem de Barueri, às 8 horas. Os telefones para confirmação de presença são (11) 3474-5733, (11) 3474-5842 e 0800-727-8888 (SBB).

Confira a programação completa

08h00 – Cadastramento e café da manhã
08h30 – Abertura e boas-vindas
09h00 – Apresentação musical
09h30 – Palestra “A SBB servindo pessoas com deficiência” – Erní Walter Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB
10h00 – Vídeo “Nascimento de Jesus” (com audiodescrição)
11h00 – Peça teatral “História da pessoa com deficiência visual no mundo” (audiodescritiva), com o Grupo “Nós na mala”
12h00 – Premiação do Concurso Literário
12h30 – Encerramento

[b]A SBB e a Bíblia em Braile
[/b]
A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.

Composta por 38 volumes, a Bíblia completa em braile é produzida pela SBB, na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia – localizada na Sede Nacional da entidade, também no município de Barueri. Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma tradução que adota estrutura gramatical e linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro, foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile.

Os volumes da Bíblia em Braile são fornecidos gratuitamente pela SBB aos deficientes visuais cadastrados no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual. Os inscritos no programa recebem um volume da publicação a cada trimestre. Ao ampliar a oferta de literatura bíblica em formato adequado para esse público, o programa tem contribuído no processo de inclusão social, desenvolvimento cultural, amparo espiritual e na reabilitação das pessoas com deficiência visual. No site www.sbb.org.br, há uma seção para o cadastramento. Informações podem ser obtidas também pelos telefones 0800-727-8888 e (11) 3474-5733.

Devido ao alto custo da publicação, para alcançar a totalidade desta população a SBB tem empreendido grande esforço no sentido de que a Bíblia em Braile esteja disponível em todas as bibliotecas públicas do País. A Bíblia em Braile completa custa R$ 1.400,00 (encadernação espiral) ou R$ 2.800,00 (com capa dura).

VII Encontro de Pessoas com Deficiência Visual

Data: 5 de outubro de 2013 – sábado

Horário: das 8h00 às 12h30

Local: Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia (MuBi)

Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – V. Porto, Barueri – SP

Inscrições: (11) 3474-5733, (11) 3474-5842 e 0800 -727 -8888

[b]Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil[/b]