Adolescentes
Adolescentes

Um novo estudo importante de adolescentes ao redor do mundo revelou atitudes positivas em relação a Jesus, mas menos certeza sobre a diferença que ele faz para o mundo e suas vidas pessoais.

A pesquisa de Barna abrangeu quase 25.000 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos, abrangendo diferentes grupos religiosos e 26 países.

Cerca de metade (49%) dos adolescentes descreveram Jesus como “amoroso” e oferecendo esperança (46%), enquanto dois em cada cinco (43%) disseram que ele se preocupa com as pessoas. Mais de um terço disse que era confiável (39%) e generoso (37%).

Quase metade (47%) acredita que ele foi crucificado e um terço acredita que ele ressuscitou, embora isso tenha caído para 15% entre os adolescentes de outra fé e apenas 13% entre aqueles sem fé.

Quando perguntados sobre o que melhor descrevia sua compreensão de quem Jesus é, a maior parte dos adolescentes (31%) disse que ele era “Deus em forma humana”.

Em uma pergunta sobre qual característica bíblica de Jesus era mais importante para eles, os adolescentes eram mais propensos a escolher “oferece perdão” (39%) como resposta.

Questionados sobre qual descrição de Jesus era mais importante para eles, a resposta mais comum (36%) foi “Jesus é Deus em forma humana que veio para perdoar os nossos pecados”.

Apenas 6% dos adolescentes disseram que Jesus era “irrelevante” e apenas um em cada 10 disse que ele era “conhecido pelas coisas que ele é contra”.

“É raro que os adolescentes pensem mal de Jesus… A impressão global de Jesus é que ele é confiável, generoso e sábio”, disse Barna.

Apesar dessas percepções positivas de Jesus, apenas um quarto dos adolescentes (24%) acha que ele faz uma diferença real no mundo de hoje, e menos de um quarto (23%) acredita que pode ter um relacionamento pessoal com ele.

Barna acrescentou: “Há uma sensação tardia de que Jesus está pessoalmente e ativamente engajado nas vidas hoje.

“Em toda a geração, há pouca compreensão ou crença nos ensinamentos sobre a encarnação, ressurreição e relevância de Jesus nos dias atuais, mesmo quando os adolescentes aplaudem os princípios de sua vida e caráter.

“Isso reflete não apenas nos adolescentes, mas também naqueles que os ensinaram ou os lideraram, especialmente nos círculos cristãos.

“Os adultos mostraram a esta geração como os princípios que eles celebram no caráter de Jesus também são importantes na vida cotidiana?”

Apesar das percepções positivas de Jesus, os adolescentes são mais silenciados em seus elogios a seus seguidores, com apenas 31% vendo os cristãos como amorosos. Enquanto 42% disseram que Jesus era sábio, apenas 18% sentiam o mesmo sobre os cristãos.

As descobertas vêm do primeiro volume do estudo The Open Generation de Barna, com mais dois volumes examinando as crenças dos adolescentes sobre justiça e a Bíblia.

David Kinnaman, CEO do Barna Group, disse: “Este estudo pretende nos ajudar a ouvir os adolescentes de hoje. A impressão que essas vozes oferecem é que esta geração é aberta, inclusiva e curiosa sobre diferentes crenças e perspectivas.

“Nossos dados sugerem que, embora esta geração possa não se envolver profundamente com Jesus, eles estão abertos a ele e, quando se envolvem, experimentam efeitos positivos.

“É nosso objetivo oferecer uma imagem da nova geração à Igreja global para que possamos apoiar e envolver os adolescentes de maneira relevante e significativa”.

O estudo foi realizado em parceria com Alpha, Biblica e World Vision, com apoio adicional da Christian Vision, Bible Study Fellowship, Christ In Youth e da Association of Christian Schools International.

Os adolescentes que responderam à pesquisa vieram dos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Colômbia, Honduras, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Polônia, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Coreia do Sul, Malásia, Taiwan, Índia, Filipinas, Egito, Quênia, Nigéria e África do Sul.

Dan Blythe, diretor global de jovens da Alpha International, disse: “Volte algumas gerações e os jovens foram feitos para serem vistos, mas não ouvidos.

“No entanto, tratar os jovens assim não funcionará com esta geração – não se você quiser envolvê-los e colaborar com eles. Ouvir é a linguagem do amor desta geração.

“O estudo Open Generation é um exercício de escuta global onde pouco menos de 25.000 adolescentes em todo o mundo compartilharam seus pensamentos sobre Jesus, a Bíblia e a justiça.

“Meu coração e minha esperança é que isso encoraje, equipe e capacite qualquer pessoa que tenha um coração pelos adolescentes a não desistir deles, mas a ouvi-los e aprender com eles para que possamos amá-los e liderá-los bem”.

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários