Um vídeo em que o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (MG), aparece lendo um texto em que se retrata de acusações feitas ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viralizou e atingiu milhões de internautas na noite desta quarta-feira, 19.
Segundo Valadão diz na gravação, a retratação teria sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o portal UOL, a assessoria do TSE garante que não houve nenhuma determinação nesse sentido emitida pela corte.
Usando blusa preta, em vídeo gravado na penumbra, o pastor diz que recebeu há alguns dias uma “intimação do TSE através do senhor Alexandre de Moraes”. Ele começa dizendo que Lula não é a favor do aborto, nem da descriminalização das drogas, ou de liberar pequenos furtos.
Na frase seguinte, porém, volta a acusar o petista ao dizer: “Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular. Você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles”.
Depois diz que Lula não é a favor da regulação da mídia, mas completa de forma que dá a entender o contrário. Com expressão séria, termina pedindo que Deus abençoe o Brasil.
Enquanto alguns apoiadores de Lula comemoraram a “retratação” nas redes sociais, muitos estranharam o conteúdo.
“O que o André Valadão fez não foi uma retratação. Foi um escárnio com a cara do TSE e do Alexandre de Morais”, tuitou o influencer Felipe Neto. “Deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo. Se ficar impune será um dos maiores vexamos do Tribunal”.
Muitos avaliam que o vídeo teve o objetivo de atrair audiência para a mensagem dúbia e para o próprio pastor.
Acusado de espalhar fake news
O pastor e cantor gospel André Valadão tem aproveitado as suas redes sociais para falar de política nas últimas semanas.
Segundo o site Fuxico Gospel, oito em cada dez publicações do religioso falam sobre o tema. Apenas no Instagram, André tem mais de 5 milhões de seguidores, que acompanham diariamente suas críticas ao ex-presidente Lula e aos partidos de esquerda.
Muitas de suas publicações são rebatidas e o pastor da Igreja Batista da Lagoinha está sendo acusado de espalhar fake news contra a esquerda e o candidato Lula.
O deputado federal André Janones (Avante) afirmou, na semana passada, que vai pedir o desligamento do pastor André Valadão da Igreja Batista da Lagoinha. A igreja é comandada pelo pai de André, o também pastor Marcio Valadão.
O deputado afirmou que o pedido será simbólico, pois sabe que ele não será aceito.
Apoio de peso, mesmo sendo mentira
Mesmo não sendo verdade o vídeo de André Valadão, muitos nomes famosos no meio evangélico deixaram mensagens de apoio ao pastor e de críticas ao TSE e a esquerda política.
“Deus tenha misericórdia do nosso Brasil”, disse a cantora Bruna Karla.
“Que Deus nos proteja e abra os olhos de cada um dia 30. Só nós podemos mudar impedir coisas piores”, disse o humorista cristão Vini.
“Que Deus guarde o nosso Brasil!”, disse o famoso influencer cristão Deive Leonardo.
“QUE TRISTEZA. ACORDA POVO BRASILEIRO”, disse a atriz Karina Bacchi”
“Esses bandidos terão que se retratar com o Deus todo poderoso”, disse o pastor Lucinho.
“Você não está só , estamos juntos nessa batalha contra aqueles que desejam destruir nossos valores”, disse o pastor Josué Gonçalves.
“Absurdo! Inacreditável! Que Deus tenha misericórdia!”, disse a cantora Damares.
Outros nomes como Ana Paula Valadão (irmã de André Valadão), a cantora Eyshila,a pastora e cantora Midian Lima reagiram com emojis demonstrando espanto.
Veja o vídeo abaixo:
Folha Gospel com informações de Fuxico Gospel e UOL