Eles são usados por ídolos dos teens, como Jonas Brothers e pela atriz Miley Cyrus, de “Hannah Montana”, e podem ser comprados em site da internet ou confeccionados por quem vai usar.

O movimento conservador entre adolescentes parece cada vez mais forte. E a prova é o anel da pureza: símbolo religioso de virgindade, ele virou moda entre adolescentes quando começou a ser usado pelos ídolos Jonas Brothers e pela atriz Miley Cyrus, de “Hannah Montana”.

Existem anéis sendo vendidos por cerca de US$ 30 no site Purity Rings. Alguns vêm com frases como “Uma vida, um amor” ou “O amor espera”, outros tem cunho bem religioso, com um crucifixo.

Segundo o psicanalista Fernando Tavares de Lima em reportagem no site da CAPRICHO, isso não deixa de ser parte da adolescência, como uma contestação: “O que a geração anterior conquistou vai tentar ser superado pela atual, seja para conseguir mais liberdade, seja para questionar tanta liberdade”.

O programa “True Love Waits” (“O verdadeiro amor espera”), dirigido para adolescentes e que prega a abstinência sexual até o casamento, é originalmente da Igreja Batista e começou na década de 90, nos EUA. Foram eles os responsáveis pelo anel da pureza, que hoje pode tanto ser comprado como confeccionado pelos próprios adolescentes.

Miley Cyrus começou a usá-lo após fazer uma turnê com os meninos evangélicos do Jonas Brothers – que também não fumam e não bebem.

Fonte: Abril