O revestimento externo da cúpula central e de paredes internas vai dar um visual novo e mais bonito à Basílica de Aparecida para a visita do papa Bento XVI, que chegará à cidade, no dia 13 de maio de 2007, para a abertura da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe.

Faltam ainda nove meses para a reunião, mas as obras de adaptação do Santuário Nacional já começaram. Serão montados um auditório, serviços de secretaria, cabines de tradução simultânea e sala de imprensa. Mais de 500 bispos, além dos 300 delegados à conferência, são esperados para a chegada do papa, informa o arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis.

A cúpula central receberá 22,5 toneladas de cobre, cujas chapas passarão por um processo químico de envelhecimento para ficarem com uma cor esverdeada, semelhante ao tom natural que só seria adquirido depois de 25 anos de exposição ao tempo. Duas cúpulas menores já foram revestidas com chapas verdes.

“Mais que a beleza estética, essa obra de revestimento das cúpulas garante o fim das infiltrações de água da chuva que, além do incômodo para os visitantes, têm efeitos danosos para a arquitetura da basílica”, disse o administrador do Santuário Nacional, padre Hélcio Vicente Testa.

Serão revestidas e pintadas também as paredes de um dos braços da cruz da nave central da igreja – a parte que dá para o trono da imagem de Nossa Senhora Aparecida e seu prolongamento, depois do altar-mor, onde são rezadas as missas para os peregrinos. As reuniões dos bispos, de 13 a 31 de maio, serão realizadas no subsolo.

Os bispos participantes da 5ª Conferência da América Latina e do Caribe farão suas celebrações litúrgicas na basílica, mas cerimônias presididas pelo papa serão programadas para o pátio externo. “Vamos construir uma tribuna, junto às escadarias do santuário, para a missa campal de Bento XVI”, revelou d. Damasceno.

O arcebispo calcula que cerca de 800 mil fiéis deverão ir a Aparecida para a visita do papa. “Não temos ainda o programa da viagem, que só será divulgado a partir de outubro, mas estamos montando um esquema de hospedagem”, disse d. Damasceno.

Além de reservar 339 apartamentos em hotéis de Aparecida e cidades vizinhas, ele está reformando o Seminário Bom Jesus, o Colegião, para acolher bispos e assessores. Haverá aposentos especiais para Bento XVI, se ele quiser pernoitar ali. A comitiva do papa incluirá 80 jornalistas.

Fonte: Estadão

Comentários