Os evangélicos representam cerca de 13% da população de Salvador, nesta eleição, este segmento populacional está representado em três candidaturas majoritárias, o prefeito João Henrique (PMDB), candidato à reeleição, Walter Pinheiro, candidato a prefeito pelo PT, e Márcio Marinho (PR), candidato a vice-prefeito na chapa de ACM Neto.
O segmento tem tendência a votar em candidatos ligados a seus cultos, mas a preferência momentânea está divida entre João Henrique e o católico Antônio Imbassahy (PSDB). O primeiro tem 25% de intenções de votos entre os eleitores do segmento, enquanto o tucano conta 24%. Já ACM Neto soma 18% e Pinheiro, 8%.
Os dados fazem parte da pesquisa A TARDE / Vox Populi. A mesma que aponta a liderança de ACM Neto, católico, no levantamento geral, em situação de empate técnico com Imbassahy e João Henrique. Seu vice, além de evangélico – Márcio Marinho é o maior líder político da Igreja Universal na Bahia – é negro. No período pré-eleitoral, existem quatro candidaturas negras. Duas continuaram, compondo chapas como vices.
A segunda é a do tributarista Edvaldo Brito (PTB), seguidor do candomblé que compôs com João Henrique. Os debates políticos, este ano, estão fortemente marcados pelas questões religiosas e étnicas. Setores da Igreja Católica já se manifestaram criticamente sobre o que consideram favorecimento da prefeitura aos evangélicos. Por outro lado, movimentos negros denunciam racismo institucional nos partidos, na política e no episódio de demolição de um terreiro de candomblé em Itapuã.
Na pesquisa, o candomblé foi incluído em “Outras Religiões”. Neste extrato, a liderança é de Imbassahy, com 32%, preferem Imbassahy; 30% declararam voto em ACM Neto, que lidera entre os “Sem religião, com 33%.
ACM Neto e Antônio Imbassahy dividem a liderança entre o eleitorado católico, cada um tem, segundo a pesquisa, 26%. João Henrique aparece com 18% de preferência entre os eleitores católicos. Pinheiro conta com a declaração de voto de 6 dos católicos entrevistados pela pesquisa, e Hilton Coelho, do PSOL, 1%.
Etnia
Foram ouvidos 229 eleitores negros (pretos, na pesquisa), 260 pardos, 98 brancos e 13 que declararam ter outra etnia. A maioria dos negros ouvidos, 29%, afirmou ter intenção de votar em ACM Neto. Imbassahy fica com voto de 22% de pessoas dessa etnia; 16% fica com João Henrique e 8% com Walter Pinheiro.
O candidato Hilton Coelho, embora tenha sua chapa integrada por um candidato a vice negro, Lucas Ribeiro PSTU), nessa pesquisa não teve declaração de votos. Outros 25% dos negros entrevistados formam o eleitorado dessa etnia que não sabem ou não souberam responder (9%) ou votariam branco/nulo/ninguém (16%).
Da maioria dos 98 brancos entrevistados, 62% votam nos candidatos ACM Neto e Antônio Imbassahy, que receberam, cada um, 31% dos votos de pessoas dessa etnia. Ainda entre os brancos, 13% votam em João Henrique, que tem preferência de 16% dos negros e 21% dos pardos, segmento onde o pemedebista lidera. Em Salvador, cidade com cerca de 70% da população formada por afrodescendentes que ocupa a maioria entre os de menor escolaridade e de renda mais baixa.
Fonte: A Tarde Online