Relatório do Ministério da Saúde (Minsa) indica que casos de suicídio de mulheres duplicaram em 2007, mas ainda assim foram a metade dos suicídios cometidos por homens. Dados de anos anteriores indicavam proporcionalidade de quatro para um.
O relatório revela que no mês de dezembro, até o dia 24, foram registrados 16 casos de suicídios de mulheres em Lima, Peru, o mais alto em todo o ano. Neste mesmo período, 18 homens suicidaram-se.
O chefe do Programa de Prevenção de Suicídio do Instituto Nacional de Saúde, Freddy Vásquez, anunciou os números do relatório, enfatizando que as idades das mulheres suicidas oscilam, na grande maioria, entre 18 e 34 anos.
Vásquez Gómez revelou que o aumento desta tendência indica um aumento da demanda de atenção às mulheres. Ele explicou que de cada cinco pacientes que chegam aos centros de saúde com quadros de depressão, quatro são do sexo feminino.
O especialista em saúde mental sustentou que entre os principais motivos pelos quais as mulheres tomam esta determinação estão problemas matrimoniais, maus tratos físicos ou psicológicos por parte de cônjuge ou companheiro, abandono e problemas econômicos.
Fonte: ALC