O aumento dramático na identificação LGBT entre os jovens foi impulsionado por fatores sociais e políticos, de acordo com uma nova pesquisa do Centro para o Estudo do Partidarismo e Ideologia, que também mostra que a identificação transgênero está possivelmente em declínio.
O apresentador americano de talk show, Bill Maher, recentemente atraiu a ira da comunidade LGBT quando sugeriu que os jovens estão cada vez mais se identificando como gays, lésbicas ou transgêneros porque está na moda.
“Se esse aumento de crianças trans é tudo biológico, por que é regional? Ou Ohio os está envergonhando, ou a Califórnia os está criando”, disse Maher .
A pesquisa do Centro para o Estudo do Partidarismo e Ideologia (CSPI, sigla em inglês), no entanto, sugere que Maher está certo.
Uma pesquisa da Gallup divulgada este ano mostrou que 21% dos jovens adultos se identificam como LGBT – um aumento de 10,5% em 2017. O relatório do CSPI observa que o comportamento do mesmo sexo durante esse período “cresceu muito menos rapidamente do que a identificação LGBT”.
“A identidade LGBT aumentou 11 pontos entre os americanos com menos de 30 anos desde 2008, mas o comportamento entre pessoas do mesmo sexo aumentou apenas 4 pontos”, escreveu o autor do estudo, Eric Kaufmann. “… A bissexualidade, especialmente entre as mulheres, responde por quase metade da [identificação] LGBT entre os jovens.”
A porcentagem de jovens que se identificam como transgêneros começou a cair, sugere o estudo. Ele cita um estudo da Fundação para os Direitos Individuais na Educação, com 50.000 estudantes de graduação que mostrou que a porcentagem de estudantes universitários identificados como “não binários” caiu de 1,5% em 2020 para 0,9% em 2021. (Os alunos receberam apenas três opções: masculino, feminino e não-binário.) Kaufmann chamou de “queda estatisticamente significativa”.
O aumento na identificação LGBT, segundo o relatório, está concentrado entre os jovens americanos que são muito liberais.
“No geral, os dados sugerem que, embora tenha havido um aumento no comportamento do mesmo sexo nos últimos anos, fatores sociopolíticos provavelmente explicam a maior parte do aumento da identidade LGBT”, disse o relatório. “… Se, como os dados mostram, a orientação sexual está altamente correlacionada com as crenças políticas, então podemos esperar que os democratas se beneficiem dessa mudança no futuro? Este relatório sugere que talvez não, já que a ascensão LGBT está ocorrendo em grande parte dentro do bloco de votação liberal, limitando seu potencial de mudar o equilíbrio partidário”.
Enquanto isso, a pesquisa do CSPI também mostrou que a saúde mental diminuiu mais rapidamente entre os jovens LGBT do que entre os jovens heterossexuais.
“A parcela de jovens heterossexuais que relataram ansiedade no mês anterior aumentou de 32% em 2012 para 35% em 2015 e 41% em 2018”, disse o relatório. “No entanto, entre jovens adolescentes gays e bissexuais, subiu de cerca de 55% em 2012 para 65% em 2015 para 72% em 2018. Tudo isso durante um período de crescente tolerância aos estilos de vida LGBT”.
Folha Gospel com informações de Christian Headlines