Uma australiana de 35 anos foi deportada do Nepal por ter tentado evangelizar a população local.
Katie Rachel Graham, tentou converter pessoas batendo porta a porta. Foi detida há 20 dias na pequena localidade de Gularia, já perto da fronteira com a Índia. Foi depois levada para Catmandu, a capital do país, e daí deportada de volta para a Austrália, explica a ABC.
A mulher estava no Nepal com um visto de estudante e foi detida na companhia de quatro cidadãos nepaleses, que foram detidos pelo mesmo crime de tentativa de evangelização.
Os detidos tinham exemplares da Bíblia e panfletos sobre o cristianismo quando foram abordados pelas autoridades.
Citado pela mesma televisão australiana, Bishnu Hari Upadhyay, responsável do departamento de imigração do Nepal, explicou que a mulher já tinha visitado o Nepal em anos recentes.
“Esta não é a primeira vez que ela está visitando o Nepal. Sua primeira visita foi em 2012 e desde então ela veio várias vezes aqui”, disse Upadhyay.
O Nepal assume-se como uma nação secular. A legislação atual proíbe tentativas de conversão religiosa. O hinduísmo mantém-se como a religião maioritária no país, sendo que entre os defensores do hinduísmo no Nepal tem crescido o sentimento contra o cristianismo, explica a mesma ABC.