Bispo anglicano Robinson Cavalcanti
Bispo anglicano Robinson Cavalcanti

Por ocasião da Festa da Epifania, comemorada pelos cristãos no segundo domingo após o Natal, o bispo anglicano Robinson Cavalcanti (foto), da Diocese do Recife, prestou homenagem aos pioneiros missionários do Evangelho no Brasil.

Em mensagem, Cavalcanti lembrou os dois primeiros bispos anglicanos do Brasil: dom Kinsolving e dom Thomas, que ele definiu como “plantadores de igrejas” e que deixaram um legado de fé e obras sociais em todo o território nacional.

Mas se os missionários pioneiros regressassem hoje ao Brasil, dom Cavalcanti acredita que eles ficariam chocados com “a inchação (não o crescimento)” da comunidade de aderentes, por causa da debilidade do compromisso e da ética.

Também os chocaria, na visão do bispo, a substituição da liturgia por espetáculos que se voltam a um “louvor infantilizante”, manipulado pelo emocionalismo e pelo personalismo de líderes vaidosos e inescrupulosos, numa comunidade socialmente insensível, politicamente irresponsável e culturalmente irrelevante, que anuncia “o exótico da prosperidade e das ‘sessões de descarrego’, e não a mensagem da cruz”.

Cavalcanti frisou que a Epifania tem um importante e simbólico sentido de manifestação do Messias para todas as nações, que vai além das manifestações folclóricas dos “Reis Magos”. Ele salientou que o evangelismo é considerado central e prioritário na Comunhão Anglicana.

Na mensagem, o bispo renova o compromisso da Diocese de Recife com o evangelismo e com o legado dos predecessores.

Depois de passar por processo interno na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Cavalcanti foi deposto de ordem da igreja brasileira em 2005 por causa de diferenças teológicas relacionadas à sexualidade humana e insubordinação a decisões eclesiais. Isso significa que ele não é mais bispo da IEAB.

Mas ele continua bispo anglicano. Apesar dessa exclusão, Recife tem, formalmente, duas dioceses, uma vinculada à IEAB e, outra, pastoreada por Cavalcanti, que está provisoriamente sob a supervisão primacial do primaz do Cone Sul, Gregory J. Venables, desde setembro de 2005.

Fonte: ALC

Comentários