O Cartoon Network, popular canal de televisão assistido por milhões de crianças, promoveu o mês do orgulho LGBT usando um dos seus programas mais populares para encorajar os fãs a “ficarem orgulhosos”.
Ativistas LGBT designaram o mês de junho como “mês do orgulho” para celebrar estilos de vida sexual alternativos e identidades de gênero, e o Cartoon Network entrou no Twitter na semana passada para expressar sua solidariedade ao movimento, enquanto milhares participam de eventos em todo o país.
“Queremos desejar a todos um ORGULHO FELIZ e encorajar todos os nossos fãs LGBTQ + a se orgulharem o ano todo!” A rede, que pertence à Warner Bros., twittou junto com emojis representando uma bandeira do arco-íris, coração e um unicórnio.
O tweet também incluiu uma imagem de personagens do popular programa de reinicialização “Powerpuff Girls”.
We want to wish everyone a HAPPY PRIDE and encourage all of our LGBTQ+ fans to stand proud all year long! 💖🦄🌈✨
— Cartoon Network (@cartoonnetwork) 2 de junho de 2019
#pride #happypride #powerpuffyourself #pridemonth #powerpuffgirls pic.twitter.com/hR8ZJ9ry1D
A rede Cartoon, assim como a Nickelodeon e o Disney Channel, são canais de televisão assistidos por crianças devido ao número de desenhos animados que transmitem ao longo da semana.
O Cartoon Network se intitula “o melhor em entretenimento original, adquirido e clássico para jovens e famílias”. No entanto, muitos pais se opõem aos meios de comunicação que promovem uma agenda que contradiz suas próprias crenças sobre sexualidade e casamento.
O Twitter não é o único lugar onde a Cartoon Network está promovendo o orgulho LGBT. A Cartoon Network também o faz através da sua loja online e de alguns dos seus próprios personagens de desenhos animados.
No ano passado, acredita-se que o programa animado do Cartoon Network, “Steven Universe”, se tornou o primeiro programa infantil a apresentar uma proposta de casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta foi entre personagens femininas chamadas Sapphire e Ruby.
Além disso, a série Adventure Time, do canal Cartoon Network, exibiu uma cena em seu final de série no ano passado, mostrando duas personagens femininas se beijando nos lábios. A cena confirmou anos de especulação de que as duas eram lésbicas.
Em seu site, a Cartoon Network está celebrando a semana do orgulho promovendo sua coleção “feita de amor” do Steven Universe. A coleção inclui vestuário com tema LGBT.
Embora a loja virtual da Cartoon Network só venda para pais ou adultos, as crianças estão a um clique de ver os produtos LGBT.
O site também vende um travesseiro e camiseta “reunidos” do “Steven Universe” . A sacola, camisa e travesseiro todos apresentam o mesmo decalque das duas personagens femininas se beijando.
A Cartoon Network não é a única rede infantil que usa seu programa para esclarecer os relacionamentos LGBT.
Em 2016, a Nickelodeon incorporou um casal birracial de mesmo sexo em um de seus programas chamado “The Loud House”.
Folha Gospel com informações de The Christian Post