Após relatos de que centenas de cristãos foram presos ao abrigo de controversas leis anticonversão, diversos apelos foram feitos para que a Índia fizesse mais para proteger a liberdade religiosa das religiões minoritárias.
A UCA News, agência católica de notícias, relata que 398 cristãos – a maioria pastores protestantes e membros da igreja – foram presos no estado de Uttar Pradesh desde que a lei foi aprovada lá, há três anos.
Houve relatos de novas detenções na imprensa indiana, com 42 cristãos, incluindo 27 pastores, levados para interrogatório em Uttar Pradesh no final do mês passado.
Eles foram presos depois que foi apresentada uma queixa de que eles estavam tentando converter pessoas tribais e pobres por meios fraudulentos. Segundo relatos, a polícia confiscou os seus livros religiosos e computadores portáteis e dois membros do grupo foram formalmente detidos.
A Release International, um ministério que apoia cristãos perseguidos em todo o mundo, apela ao governo indiano para que anule as leis “draconianas” anticonversão, que existem em 12 dos 28 estados da Índia.
Afirmou que, embora as leis se destinem a impedir a conversão pela força, na realidade impedem os cristãos de partilharem a sua fé, apesar de isso ser permitido pela Constituição indiana.
O CEO da Release International, Paul Robinson, disse que as leis levaram à prisão de pastores sob falsas alegações e relatos de mulheres e crianças sendo aterrorizadas quando voltavam para casa das reuniões da igreja.
“Nos piores casos, os pastores foram espancados e alguns foram mortos”, disse ele.
O alerta surge depois de meses de violência e derramamento de sangue contra cristãos no estado de Manipur, no nordeste do país, e antes das importantes eleições nacionais do próximo ano, que Release teme que levem a mais ganhos para o partido nacionalista hindu BJP.
“Dada a tendência prevalecente, é provável que a perseguição aos cristãos na Índia aumente”, disse Robinson.
“Ano após ano, os nossos parceiros relatam um aumento na perseguição aos cristãos na Índia”.
Ele pediu que as leis anticonversão fossem revogadas para evitar mais derramamento de sangue.
“Estamos testemunhando a maior democracia do mundo se tornar uma sociedade cada vez mais intolerante”, disse ele.
“A Release International apela ao governo indiano para que aja rapidamente para impedir a propagação desta cultura de hostilidade contra as religiões minoritárias e para derrubar as leis anticonversão”.
Folha Gospel com informações de The Christian Today