Chuvas em Pernambuco deixam mais de 40 mortos
Chuvas em Pernambuco deixam mais de 40 mortos

Ao menos 79 mortos por causa das chuvas no Grande Recife foram identificados entre sexta-feira (27) e a noite deste domingo (29), segundo informou na noite de hoje o governador do estado, Paulo Câmara (PSB). Ele diz que não há clareza até o momento sobre o total de pessoas desaparecidas —na tarde de hoje, o número era de ao menos 56.

Até agora os números são:

79 mortos;
56 desaparecidos
3.957 desabrigados;
25 feridos;
533 desalojados.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, foi à região após o presidente Jair Bolsonaro (PL) determinar o envio de equipes para auxiliar no socorro às vítimas e às autoridades.

“Ainda ontem telefonei para o governador do estado e o prefeito de Recife e coloquei de imediato as equipes do governo federal à disposição. Uma equipe da Defesa Civil nacional permanecerá em Pernambuco enquanto a situação perdurar”, declarou Ferreira.

Além dele, estão também no estado os ministros do Turismo, Carlos Brito, da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, Ronaldo Bento. As Forças Armadas também foram acionadas. Antes da coletiva, os ministros fizeram um sobrevoo pelas áreas mais atingidas.

No Twitter, Bolsonaro afirmou que visitará Recife na segunda-feira (30). Em dezembro do ano passado, ele foi criticado nas redes sociais por estar de férias enquanto as chuvas atingiram mais de 100 cidades da Bahia. Na ocasião, ele estava em Santa Catarina e enviou ministros para averiguar a situação da região.

No sábado (28), foram ao menos 30 mortes nas cidades da região metropolitana da capital pernambucana, segundo dados da Defesa Civil de PE.

A ocorrência mais trágica se deu no Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura (que fica dividido entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes), onde ao menos 20 pessoas morreram ontem após deslizamentos de terra.

A vítima mais nova em Ibura foi um bebê de oito meses que, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, chegou à unidade de saúde sem vida. Outras seis pessoas morreram em Camaragibe.

Saque do FGTS

O governo federal anunciou algumas medidas de apoio ao estado, como a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a população pernambucana, assim que a Defesa Civil reconhecer a situação de emergência ou calamidade.

Ferreira afirmou que o governo já havia editado duas Medidas Provisórias para atender nacionalmente situações de emergência, como a que ocorre em Pernambuco. “Não deve faltar recurso para atender nenhuma demanda que tenha sido causada por esse desastre”, disse o ministro.

Apesar dos temporais terem cessado no momento, as autoridades afirmam que ainda é necessário manter as medidas de proteção e pedem que a população que vive em zonas de risco deixe suas casas.

“Embora tenha parado de chover agora a gente tá com chuvas fortes previstos para os próximos dias. Então a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

Veja como ajudar

Várias entidades do estado, como a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única das Favelas (Cufa), a Arquidiocese de Olinda e Recife, shoppings da Região Metropolitana, o Sport e o Náutico divulgaram canais para receber doações para as famílias afetadas. Confira abaixo.

Prefeitura do Recife

O projeto Recife Solidário está arrecadando colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para doação. As contribuições podem ser feitas até domingo (29), das 9h às 12h e das 14 às 17h, nos seguintes locais:

  • Sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo;
  • Sítio da Trindade, em Casa Amarela;
  • Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que queiram fazer doações em maior quantidade podem entrar em contato com o Central de Arrecadação pelos números: (81) 9879.12705 e (81) 3355.9412 ou enviar e-mail para [email protected].

Shoppings
Roupas, colchões, lençóis, cobertores, alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene pessoal são os itens que os shoppings procuram arrecadar para distribuir entre as vítimas das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife e outras regiões do estado. Confira os shoppings que estão com pontos de arrecadação:

Shopping Recife (Recife)
RioMar Shopping (Recife)
Shopping Boa Vista (Recife)
Shopping Tacaruna (Recife)
Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes)
Shopping Patteo (Olinda)
Camará Shopping (Camaragibe)
Paulista North Way Shopping (Paulista)
Shopping Igarassu (Igarassu)
Shopping Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho)
Vitória Park Shopping (Vitória de Santo Antão)
Shopping Carpina (Carpina)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recebendo doações de itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas, que serão entregues a associações comunitárias que atendem as famílias afetadas.

As doações podem ser entregues no Hall da Reitoria da Universidade: R. Bacatuba – Cidade Universitária, Recife.

Arquidiocese
A Arquidiocese de Olinda e Recife e a Cáritas lançaram campanha emergencial “#SOS Recife e Região Metropolitana – Solidariedade que transforma”.

A ação busca arrecadar doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis que podem ser entregues na Cúria Arquidiocesana: Avenida Rui Barbosa, 409, Bairro Graças, das 8h às 16h, além das paróquias da cidade.

Doações em dinheiro também podem ser feitas através de PIX ou depósito em conta , em favor de Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife: Chave PIX: 29420681000129 (CNPJ) ou Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0.

Cufa
A Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco também está recebendo donativos. A campanha busca arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoa, agasalhos e roupas de cama.

É possível deixar os donativos na Avenida Norte, 5.300, Casa Amarela.

Doações também podem ser feitas via PIX, através da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) – Agencia 0001 – Conta 56883499-8.

OAB
A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) pede doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos.

As doações podem ser feitas na sede da OAB, a partir da próxima segunda, a partir das às 8h. O endereço é Rua do Imperador Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, Recife.

Clubes de futebol
Tanto o Sport, quanto o Náutico, dois dos principais times de futebol de Recife, foram afetados pelas chuvas. Os clubes também lançaram campanhas em suas redes sociais.

“A Sede da Ilha do Retiro, em conjunto com a Prefeitura do Recife, será utilizada como ponto de arrecadação de doações aos desabrigados”, diz twitter do Sport.

“O Clube Náutico Capibaribe informa que coloca à disposição das autoridades as dependências do estádio dos Aflitos, incluindo sua sede social, para ajudar na campanha de mobilização em prol dos desabrigados pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.”, diz twitter do Náutico.

Igreja Adventista

A Igreja Adventista do Recife também está recebendo doações através de pontos de arrecadação localizados na Quadra do Colégio Adventista do Recife, no bairro de Santo Amaro (Próximo ao parque 13 de maio); na Igreja Adventista do Ibura, localizada na Av. Rio São Francisco, nº 527, no bairro do Ibura; e no Núcleo Adra Recife, que fica na rua Cap. Adolfo Táquis, nº 174, no bairro de Afogados.

Igreja Batista

A Igreja Batista em Coqueiral está recebendo doações de roupas, toalhas, lençóis, colchões, produtos de limpeza e alimentos. A ajuda também pode ser feita através do PIX: 1066976000140 (Igreja Batista Coqueiral). A instituição pede que seja adicionado 0,01 centavo ao valor para identificar o destino da doação às famílias vítimas das enchentes.

Fonte: UOL, TV Jornal e G1

Comentários