Igreja incendiada em Mianmar. (Foto: Reprodução/Portas Abertas/Twitter Chin Human Rights Org)
Igreja incendiada em Mianmar. (Foto: Reprodução/Portas Abertas/Twitter Chin Human Rights Org)

Contatos locais relataram que o conselho militar incendiou mais de 400 casas e cinco igrejas cristãs, de diferentes denominações, em Mianmar. O ataque aconteceu no vilarejo de Sagaing, no início de abril, e está relacionado à tensão entre a junta militar de Mianmar e os grupos paramilitares das Forças de Defesa do Povo que afeta a região há meses.

Segundo moradores do vilarejo, o atentado tinha como objetivo disseminar o medo na população e pressionar os paramilitares. “As casas que não foram incendiadas, foram destruídas por equipamentos industriais. A escola também foi derrubada por armas pesadas e bombardeio de drones. Depois, os militares entraram em um veículo e foram embora”, disse um morador do vilarejo que testemunhou o atentado.

Ko Thein (pseudônimo), um parceiro local, disse que “o vilarejo tem aproximadamente 500 casas e que todas pertencem a famílias cristãs. Como as casas e as igrejas foram incendiadas, os cristãos se tornaram deslocados internos em áreas próximas, em busca constante por abrigo”.

Por causa do incidente no vilarejo, nove comunidades vizinhas no Norte de Kalay foram evacuadas para a implantação de novas bases militares na região. Ore por proteção para os seguidores de Jesus cercados pela violência em Mianmar.

Fonte: Portas Abertas

Comentários