A Coca-Cola decidiu retirar das ruas de Nijni-Novgorod (cidade a sul de Moscou) refrigeradores com publicidade com imagens de cruzes e cúpulas de templos após fiéis ortodoxos acusarem a multinacional norte-americana de insultar os seus símbolos religiosos.
Em meados de 2007, um grupo de ortodoxos enviou uma queixa à Procuradoria-Geral da Rússia, ao Governador de Nijni-Novgorod e ao bispo local, acusando a Coca-Cola de “difusão de publicidade pecaminosa que ofende os sentimentos religiosos e humilha a dignidade nacional”.
A acusação foi feita após a empresa utilizar cruzes e cúpulas de templos ortodoxos de Nijni-Novgorod em campanha publicitária, assim como o monumento a Minin e Pojarski, dois heróis da luta pela libertação da Rússia da invasão polaca no início do século 17.
“Guiando-nos pelos princípios da publicidade responsável, decidimos retirar dos refrigeradores as imagens dos templos ortodoxos de Nijni-Novgorod. Em breve, todas essas imagens serão substituídas por outras”, diz um comunicado da Coca-Cola.
A companhia de refrigerantes afirma ainda que essa decisão diz respeito apenas à publicidade com figuras de templos, ressaltando que manterá as imagens com outros pontos turísticos de Nijni-Novgorod
Fonte: Lusa