Casal cristão orando
Casal cristão orando

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica assemelhá-lo-ei ao Homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não cumpre, compará-lo-ei ao Homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.  (Mt.7:24-27)
Toda construção sem projeto é perigoso, inseguro e não tem garantia. Casamento é um projeto de Deus, quando se constrói segundo o que Ele planejou, o resultado final é alegria, segurança e benção.

1. Construindo para não cair.

a) TODOS podem construir bem o seu projeto.

“Todo aquele…” Cada pessoa é responsável pela sua construção. O vizinho não pode se responsabilizar por aquilo que você construiu ou está construindo. Ninguém melhor do que o projetista para dizer como deve ser a construção. Casamento é um PROJETO de Deus, Ele pode ensinar como devemos construir uma relação cheia de vida e alegria.

b) Princípios que determinam o sucesso da construção do nosso projeto de vida (Mt 5,6,7).

Tudo o que o Homem precisa saber sobre o relacionamento vertical e horizontal, está no conteúdo do Sermão da Montanha ensinado por Jesus.

c) O primeiro passo é OUVIR.

O segredo do sucesso do casamento de qualquer relacionamento está na capacidade em ouvir.

Quando alguém é incapaz de ouvir a palavra, até a sua oração não faz sentido para Deus, (Pv.28:9).

Jesus não violenta a mente, e o coração das pessoas; é necessário ouvir e responder ” eu quero, poder entrar” (Ap.3:20).

Ouvir é imprescindível, porque é ouvindo que a fé é gerada no coração, e não há projeto de construção que seja segura sem aquilo que é imprescindível, que é a fé (Rm.10:18).

É impossível aprender sem que haja humildade para ouvir. Jesus disse: “aprendei de mim…” (Mt.11:29).Guarde estas palavras APRENDER-MANSO-HUMILDE-DESCANSO-ALMA.

d) O segundo passo é praticar o que ouviu.

No Texto de Mt.7:24-27 se percebe que a grande diferença entre uma construção e a outra está no PRATICAR. Os dois construtores ouvem, mas só o que pratica é que usa O MELHOR MATERIAL na base.

Praticar implica em submeter-se ao Senhor do projeto, (MT. 6:9,10,24). “… Faça-se a tua vontade…”

Praticar exige fazer tudo conforme o que foi projetado: JESUS OFERECE O MELHOR MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO DO NOSSO PROJETO DE VIDA CONJUGAL E FAMILIAR.

(1) HUMILDADE (Mt. 5:3)

A pedra principal do alicerce. Por que Jesus começou o Sermão com “humildade”? Porque a humildade é a raiz que alimenta todas as outras virtudes. O humilde é desprendido de tudo e aberto para aprender sempre. Não se considera o dono de toda a verdade final. O melhor termômetro para medir a humildade no coração de uma pessoa, é saber se ela tem prazer em ouvir e servir, mesmo que não merece ser servido. (Jô 13)

(2) SENSIBILIDADE (Mt.5:5).

O Piso. É a capacidade de chorar, de sentir e de se emocionar. Em qualquer área da vida, os caminhos se acabam, quando acaba o poder do choro e do arrependimento. Quem perdeu o poder do choro e do arrependimento perdeu a oportunidade de ter novos caminhos para andar com segurança. O sentimento mais criativo é o arrependimento. O choro do arrependimento sincero leva a reconstrução daquilo que foi destruído.

(3) DISCIPLINA, MANSIDÃO (Mt 5:5)

Cinta de amarração. Auto-controle,disciplina.Ninguém tem a possibilidade de construir algo duradouro com o coração absolutamente indisciplinado.Mansidão no NT, vem da ideia de amansar uma fera. Mansidão é ter rédeas do coração nas mãos.

(4) JUSTIÇA (Mt.5:6)

Coluna. A Justiça é como a água para a nossa vida,quando estamos com sede. Essencialidade.

a) A justiça faz do humilde um ser com o espírito nobre,ao invés de um fraco.

b) A justiça faz do quebrantado um ser digno.

c) A justiça faz do manso um ser de coragem.

É a justiça que empresta a essas estruturas,aparentemente fracas,um sentimento de nobreza, de grandeza e de dignidade. Em qualquer área da nossa vida, a justiça tem que estar presente.

(5) SOLIDARIEDADE (Mt 5:7)

Tijolos. É impossível viver bem em família sem uma atitude de solidariedade e misericórdia. É com misericórdia que se lida todos os dias com as ambiguidades e as incoerências do outro. O que fazer com o filho que não vai bem na escola? O que fazer com a filha que errou, mas quer melhorar? Com o cônjuge que está com dificuldade de ser o que Deus quer que ele seja?

(6) TRANSPARÊNCIA (Mt.5:8)

Cobertura. Coração limpo, uma consciência limpa que pode nos dar a visão de Deus em Família.

(7) PACIFICAÇÂO (Mt 5.9)

Cimento-cola. É aquilo que mantém as coisas juntas. É a atitude do pacificador que nos dá a garantia de que o que está sendo construído não vai cair. Nossa vocação tem eu ser a de alguém que trabalha para ligar corações, promovendo a reconciliação e a paz.

(8) RESISTÊNCIA JUBILOSA (Mt.5:10-12)

Portas e janelas. Jesus sabia que haveria perseguição por causa da justiça, por essa razão ele diz: Eu quero que apesar de toda tempestade em volta, toda perseguição, construa algo que tenha janela aberta para o céu. Feliz é aquele que consegue apesar de tudo, deixar as janelas e portas abertas.

É capaz da alegria, da exultação, de olhar para as coisas maiores do que a perda imediata; ver o galardão e continuar almejando. Nivelar tudo por cima.

Pastor Josué Gonçalves